11 de Novembro na USP: chamado à ação global em defesa da migração

Ação Global pelo Direito de Migrar e pelo Fim da Guerra contra Imigrantes

Em diversas partes do mundo, temos observado a tendência de fechamento de fronteiras e a ampliação das políticas que criminalizam e estigmatizam as pessoas migrantes e em situação de refúgio. Pesquisadoras e pesquisadores da migração também enfrentam ameaças. Suas vozes estão sendo silenciadas. Estudantes, trabalhadoras/es migrantes são alvo de prisão e deportação, vivenciando crescente hostilidade, vigilância, racismo e violência.

A rede Migration Scholars Mobilize Network (Rede Global de Solidariedade e Resistência de Estudiosxs da Migração) surge como resposta coletiva a esses ataques, opondo-se à desumanização e apoiando todas as pessoas que lutam por justiça social e econômica. Saiba mais sobre essa rede e apoie a Ação Global pelo Direito de Migrar e pelo Fim da Guerra contra as Pessoas Imigrantes: https://migrationscholarsmobilize.org/

Essa rede articula dois tipos de ações interligadas:

1. Apoio público a migrantes e refugiados diante de ataques crescentes.

2. Apoio mútuo diante das ameaças, em muitos países, contra pesquisadoras/es e pesquisas que defendem a liberdade de movimento e de migrar.

Convidamos estudantes, ativistas, pesquisadoras/es, artistas e toda a comunidade a se juntar à construção dessa ação — unindo pesquisa, extensão, ensino e cultura em solidariedade ativa com as pessoas migrantes e em situação de refúgio.

Programação: 11 de Novembro de 2025

15h — Boas-vindas e Abertura Coletiva Mediação: Dra. Karina Quintanilha (Fronteiras Cruzadas / FFLCH-USP)

Migration Scholars’ Global Solidarity and Resistance Network: Profa. Bela Feldman-Bianco (UNICAMP)
Vice-Diretora Silvana de Souza Nascimento (FFLCH-USP)
Profa. Vera da Silva Telles (Fronteiras Cruzadas / FFLCH-USP)
Prof. Gabriel Binkowski (Veredas, USP)
Prof. Guilherme de Almeida (IRI-USP / Cátedra Sergio Vieira de Mello – CSVM-USP)


15h30 — TEACH-IN | Pelo Fim da Guerra Contra as Pessoas Imigrantes em São Paulo Participações:

Nduduzo Siba (Campanha #NduduzoTemVoz)
Regina Lúcia dos Santos (Movimento Negro Unificado – MNU)
Wendy Ledix (Conselho Municipal de Imigrantes de São Paulo)
Yolanda Palacios / Miriam Guarachi (AMILV)
Marcella Ferreira (Programa Mulheres Migrantes, ITTC)
Hortense Mbuyi (DIVERSITAS-USP)
Fedo Bacourt (USIH)


16h30 — TEACH-OUT | Pelo Direito de Migrar e de Trabalhar #JustiçaPorNgagneMbaye Lançamento da vídeo-aula (parceria WITNESS): Violência policial contra trabalhadores ambulantes 

Mediação: Daniel Perseguim (Projeto de Extensão Fronteiras Cruzadas, FFLCH-USP) 
Convidadxs: Mamadou Ká (Associação de Camelôs e Empreendedores de Nações do Estado de São Paulo – ACENESP)
Dra. Ana Lídia Aguiar (FFLCH-USP) 
Ananda Endo (Centro de Direitos Humanos Gaspar Garcia) 
Tiago Côrtes (Projeto de Extensão Fronteiras Cruzadas, pesquisador do DIEESE) 

Participações institucionais:
Mandato do Deputado Eduardo Suplicy — Projeto de Lei Memorial Ngagne Mbaye 
Mandato da Deputada Estadual Monica Seixas do Movimento Pretas — Campanha Contra a Operação Delegada 
Amanda Pilon Barsoumian (Defensoria Pública, DPE) 

18h — MICRO-SARAU FRONTEIRAS CRUZADAS Tema: Pelo fim da guerra contra pessoas migrantes Performance artística: Arte afro-indígena andina com Juan Cusicanki (Indígena Aymara, Bolívia), Alohá de la Queiroz, e o grupo Son de Los Andes

Ação Global pelo Direito de Migrar

✊🏿 Como sua primeira ação global, a Migration Scholars Mobilize Network convoca a realização simultânea de Teach-ins/Teach-outs (conheça sobre a história dos Teach-ins neste link) em diferentes localidades do mundo, no dia 11 de novembro de 2025.

A ação global ocorre simultaneamente em diversas cidades pelo mundo, engajando pesquisadores de migrações e ativista em um evento inédito (acesse a lista completa de eventos neste link).

Essas ações concomitantes, locais e globais, têm como lema: “uma guerra contra migrantes é uma guerra contra todos nós. Migração é um bem social e um direito humano: Estamos com as pessoas migrantes.”

Na cidade de São Paulo, o projeto de extensão Fronteiras Cruzadas da FFLCH-USP organizou a atividade no histórico Centro MariAntonia da USP.

Ação Global pelo Direito de Migrar e pelo Fim da Guerra contra os Imigrantes na USP Data: 11 de Novembro de 2025 Horário: 15h às 19h Local: Centro MariAntonia da USP (R. Maria Antônia, 294 e 258 – Vila Buarque, SP) Mais informações e contato: [linktr.ee/fronteirascruzadas] / fontieforum@gmail.com #DireitoDeMigrar #MigrationScholarsMobilize #11deNovembro #MêsDaConsciênciaNegra #VidasImigrantesNegrasImportam#JustiçaPorNgagneMbaye #FronteirasCruzadas

DESTAQUES