
A I Mostra de Cinemas Migrantes – Fronteiras Cruzadas é uma ação de intercâmbio audiovisual promovida pelo Fórum Internacional Fontié ki Kwaze, que em crioulo haitiano significa ‘fronteiras que cruzam’.
Totalmente gratuita, a Mostra busca mobilizar coletivos de imigrantes e refugiadxs, bem como produtores audiovisuais de diversos países, por meio da realização de sessões de filmes premiados em festivais internacionais e no Brasil, com sessões na Sala de Cinema do Centro MariAntonia da USP, próximo ao Metrô Higienópolis.
O evento também conta com um laboratório para o fortalecimento das redes de produção audiovisual com pessoas imigrantes e refugiadas.
A I Mostra é apoiada pela SPCine, e tem parcerias do Centro MariAntonia da USP, Visto Permanente, Cineclube Al Ard, LAPS-FFLCH-USP e as plataformas públicas SPCinePlay e Retina Latina (Bolívia, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai).
Mostra de Cinema
Sessão de Curtas-Metragens seguido de Cine-Debate
Dia 29 de Novembro
15h às 19h
Local: Centro MariAntonia da USP
* Evento gratuito e aberto ao público
Laboratório #RedeAudiovisual de Imigrantes e Refugiadxs
Oficina direcionada a produtorxs audiovisuais migantes e periféricos de SP
Dia 06 de Dezembro
15h às 19h
Local: Centro MariAntonia da USP

Sessão de Curtas-Metragens (29/11)
Data: 29 de Novembro de 2024, sexta-feira
Horário: 15h às 19h
Local: Sala de Cinema Carlos Reichenbach, Centro Universitário Maria Antonia – Rua Maria Antônia, 294 – Vl. Buarque, próx. Metrô Higienópolis
A I Mostra de Cinemas Migrantes traz uma seleção de curtas-metragens que, por meio de diferentes linguagens, expressam um panorama de possibilidades para os cinemas feitos por pessoas migrantes, sobre temáticas relacionadas com migração, mobilidade, deslocamento, refúgio a partir do Brasil e, sobretudo, de São Paulo.
O que entendemos por cinemas migrantes? É o cinema feito por pessoas migrantes e/ou sobre temáticas migrantes? Existem cinemas migrantes no Brasil? E na cidade de São Paulo?
Diante destas e de outras questões, a curadoria proposta por um migrante internacional, uma migrante interna e uma migrante brasileira retornada apresenta a questão do cinema como memória e como dispositivo de debate para tratar a questão migratória como potência de um sentido humano a partir das narrativas subjetivas, individuais, familiares, comunitárias, coletivas dos périplos errantes.
Priscila Tapajowara, Carlos Magalhães e Caio Tupã, MA, 2023, 20 min

Gabriel Martins Alves, MG, 2023, 26min

Rogério Cathalá, BA, 2024, 14 min

Natali Mamani, SP, 2024, 8min 50 seg

dir. Georgia Fleury, SP, 2022, 7 min

Rafael Luiz de Aquino, SP, 2023, 20 min

Khaled Aldeek, SP, 2022, 24 min

Cine-debate com realizadorxs, curadorxs e cerimonial com a multi-artista de origem sul-africana Nduduzo Siba.
Laboratório #RedeAudiosivual (06/12)
Data: 06 de Dezembro de 2024, sexta-feira
Horário: 15h às 19h
Local: Centro Universitário Maria Antonia – Rua Maria Antônia, 294 – Vl. Buarque, próx. Metrô Higienópolis
O Laboratório #RedeAudiovisual de Migrantes e Refugiadxs da I Mostra de Cinemas Migrantes é organizado pelo Fronteiras Cruzadas
Durante as atividades, nos reuniremos entre vários profissionais do audiovisual, migrantes na cidade de São Paulo, para:
1. Conectar, apresentar e partilhar desafios do setor audiovisual paulistano e demandas migrantes;
2. Fomentar políticas públicas voltadas para o cinema pela SPCine;
3. Promover a articulação de uma #RedeAudiovisual de Migrantes e Refugiadxs para o acesso de profissionais no audiovisual, potencializar a cultura periférica e fortalecer a presença representativa diante de órgãos públicos e políticas culturais, como as Secretarias de Cultura, ANCINE, PROAC, FSA e outros semelhantes;
4. Construir territórios da cultura audiovisual migrante, refugiada e periférica em São Paulo.
Para se inscrever, é só preencher os dados através do link abaixo e enviar para a gente!
Por políticas públicas culturais para a população migrante e refugiada!
Observação: Os inscritos serão chamados por ordem de inscrição. Não temos critérios de seleção, pelo que as informações que solicitamos abaixo são apenas para ter ideia dos perfis dos inscritos e das pessoas interessadas em criar junto e integrar a Rede Audiovisual de Migrantes e Refugiadxs.
🎬 Mostra Online (06 a 26/12)
Entre os dias 06 e 26 de dezembro de 2024, a I Mostra de Cinemas Migrantes – Fronteiras Cruzadas irá ocupar as plataformas de streaming públicas SPCinePlay e Retina Latina (Bolívia, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai), levando o debate sobre as migrações para um amplo público da Améfrica Ladina.
As atividades online da Mostra buscam celebrar o Dia Mundial da Imigração (18/12), instituído pela ONU em referência à Convenção Internacional para Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias.
O Brasil é o único país da América do Sul que ainda não é signatário da “Convenção Internacional” da ONU, e por isso, a Mostra busca promover o debate sobre a importância da ratificação da legislação internacional pelo Brasil, com o intuito de assegurar os direitos humanos das pessoas migrantes e refugiadas.
