Edital para artistas imigrantes na UNICAMP

Estão abertas até o dia 09 de setembro as inscrições para o I Ciclo de Acompanhamento Artístico e Exposição da Rede ArteRefúgio na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O Programa é focado em artistas visuais migrantes e deslocados – incluindo estrangeiros que residam no Brasil e brasileiros que tenham migrado no interior do território nacional – ou que abordem o tema dos deslocamentos em sua prática artística.

Os artistas selecionados integrarão uma Exposição e poderão participar de um Ciclo de Acompanhamento Artístico, incluindo: produção de conteúdo editorial e entrevistas em vídeo, apoio para montagem de portfólio e participação em atividades formativas.

Podem se inscrever artistas visuais em qualquer estágio de carreira que residam no Brasil. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário disponível no site do projeto: www.iar.unicamp.br/arterefugio

O projeto é uma realização da CSVM ACNUR/Unicamp, CINERE, e conta com apoio da PROEEC Unicamp, por meio do edital ProEEC-PEX 2024.

DESTAQUES

Eventos
fontieforum

Seminario Sentipensares de las Migraciones 2025: Testimonios sobre Violencias Fronterizas

El seminario Sentipensares de las Migraciones: experiencias encarnadas de migrantes en América Latina, que se realiza los días 27, 28 y 29 de noviembre en la UACM Plantel San Lorenzo Tezonco, presenta testimonios directos que revelan las violencias estructurales y obstáculos administrativos que enfrentan migrantes centroamericanos, haitianos y otras comunidades en tránsito por la región.

Leia mais »
Eventos
fontieforum

Peabiru thaki: rota ancestral

Pesquisadores indígenas conduzirão uma caminhada pelos caminhos urbanos do Peabiru, rota de intercâmbios econômicos e culturais utilizada por povos indígenas há milhares de anos. O percurso, realizado no Centro Histórico de São Paulo, propõe reflexões sobre memória, presença e influência dos povos originários no território onde hoje se encontra o Sesc Carmo.

Leia mais »
Relato Etnográfico
fontieforum

Socióloga estudou a realidade dos decasséguis brasileiros

Socióloga Mariana Roncato pesquisou a realidade dos decasséguis – imigrantes brasileiros no Japão –, que enfrentam trabalho precarizado e desigualdade de gênero. Sua pesquisa destaca a vulnerabilidade e os desafios sociais dessa comunidade, contribuindo para debates sobre trabalho, migração, direitos sociais e feminismo.

Leia mais »