BORI em cartaz no Teat(r)o Oficina

Curtíssima temporada (2024) do espetáculo BORI _rito no Teat(r)o Oficina!

Entre os dias 22/11 e 08/12 espetáculo BORI _rito no Teat(r)o Oficina!

📍Localização:  Rua Jaceguai, 520 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01315-010

Tendo como fio condutor o ritual de oferenda à cabeça, o Ori, BORI é um Espetáculo-Rito que faz uma (re)volta transatlântica aportando em São Paulo, no Bixiga da década de 70, e aterra nas caravanas de 2024.

O Rito tem como matéria prima um elenco de tragédias coloniais contadas e cantadas no fio do roteiro, superadas em cena pela IMAGINAÇÃO CORAL dos cantos de trabalho, da partilha da comida, pela festa e pela tecnologia nascida do Terreyro Eletrôniko do Teat(r)o Oficina: a COMUNHÃO DA ALEGRIA como ARMA de DESMASSACRE!

Este Espetáculo-Rito coloca em cena a contribuição de artistas e das culturas pretas na criação da linguagem coral, musical, plástica, poética e arquitetônica da companhia mais antiga em atividade no Brasil. E expressa parte da biografia do Teat(r)o Oficina, sobretudo a encruzilhada que acontece no final dos anos 70, quando a companhia regressa do exílio, em que filmou a epopeia decolonial “25”, de dentro da insurreição e independência de Moçambique, e se atravessa por artistas emigrados do Bixiga, vindos do sertão de Pernambuco, Bahia, Ceará, que vão radicalizar a decolonialidade da linguagem teatral do Oficina e de tudo que o atravessa!

Em 2024, ancestralidade y atualidade se cruzam, acendem a criação de um bando que chega e arrebata, que não espera o apocalipse, mas arde no espírito e corpo do tempo.

Viva a anarquia coral da possessão posseira, condição energética fundamental pro teatro existir!

Os ingressos podem ser adquiridos de forma online ou na bilheteria do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona.

Entrada gratuita para pessoas migrantes e refugiadas.

DESTAQUES

Eventos
fontieforum

Seminario Sentipensares de las Migraciones 2025: Testimonios sobre Violencias Fronterizas

El seminario Sentipensares de las Migraciones: experiencias encarnadas de migrantes en América Latina, que se realiza los días 27, 28 y 29 de noviembre en la UACM Plantel San Lorenzo Tezonco, presenta testimonios directos que revelan las violencias estructurales y obstáculos administrativos que enfrentan migrantes centroamericanos, haitianos y otras comunidades en tránsito por la región.

Leia mais »
Eventos
fontieforum

Peabiru thaki: rota ancestral

Pesquisadores indígenas conduzirão uma caminhada pelos caminhos urbanos do Peabiru, rota de intercâmbios econômicos e culturais utilizada por povos indígenas há milhares de anos. O percurso, realizado no Centro Histórico de São Paulo, propõe reflexões sobre memória, presença e influência dos povos originários no território onde hoje se encontra o Sesc Carmo.

Leia mais »
Relato Etnográfico
fontieforum

Socióloga estudou a realidade dos decasséguis brasileiros

Socióloga Mariana Roncato pesquisou a realidade dos decasséguis – imigrantes brasileiros no Japão –, que enfrentam trabalho precarizado e desigualdade de gênero. Sua pesquisa destaca a vulnerabilidade e os desafios sociais dessa comunidade, contribuindo para debates sobre trabalho, migração, direitos sociais e feminismo.

Leia mais »