BORI em cartaz no Teat(r)o Oficina

Curtíssima temporada (2024) do espetáculo BORI _rito no Teat(r)o Oficina!

Entre os dias 22/11 e 08/12 espetáculo BORI _rito no Teat(r)o Oficina!

📍Localização:  Rua Jaceguai, 520 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01315-010

Tendo como fio condutor o ritual de oferenda à cabeça, o Ori, BORI é um Espetáculo-Rito que faz uma (re)volta transatlântica aportando em São Paulo, no Bixiga da década de 70, e aterra nas caravanas de 2024.

O Rito tem como matéria prima um elenco de tragédias coloniais contadas e cantadas no fio do roteiro, superadas em cena pela IMAGINAÇÃO CORAL dos cantos de trabalho, da partilha da comida, pela festa e pela tecnologia nascida do Terreyro Eletrôniko do Teat(r)o Oficina: a COMUNHÃO DA ALEGRIA como ARMA de DESMASSACRE!

Este Espetáculo-Rito coloca em cena a contribuição de artistas e das culturas pretas na criação da linguagem coral, musical, plástica, poética e arquitetônica da companhia mais antiga em atividade no Brasil. E expressa parte da biografia do Teat(r)o Oficina, sobretudo a encruzilhada que acontece no final dos anos 70, quando a companhia regressa do exílio, em que filmou a epopeia decolonial “25”, de dentro da insurreição e independência de Moçambique, e se atravessa por artistas emigrados do Bixiga, vindos do sertão de Pernambuco, Bahia, Ceará, que vão radicalizar a decolonialidade da linguagem teatral do Oficina e de tudo que o atravessa!

Em 2024, ancestralidade y atualidade se cruzam, acendem a criação de um bando que chega e arrebata, que não espera o apocalipse, mas arde no espírito e corpo do tempo.

Viva a anarquia coral da possessão posseira, condição energética fundamental pro teatro existir!

Os ingressos podem ser adquiridos de forma online ou na bilheteria do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona.

Entrada gratuita para pessoas migrantes e refugiadas.

DESTAQUES

Publicações
fontieforum

Fronteiras Cruzadas: Vídeo como dispositivo anti-xenoracismo

O artigo “Fronteiras Cruzadas: Vídeo como dispositivo anti-xenoracismo” discute como o uso do vídeo tem se tornado uma ferramenta vital para denunciar o racismo e a xenofobia contra migrantes no Brasil, especialmente em São Paulo. A produção audiovisual atua como plataforma de resistência, conexão cultural e registro de violações de direitos humanos, promovendo lutas por justiça e visibilidade para populações negras, indígenas e periféricas afetadas pelo xenoracismo.

Leia mais »
Eventos
fontieforum

Aula Magna | Regimes de fronteira e dispositivos de ilegalização de populações migrantes

O projeto de extensão Fronteiras Cruzadas e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo convidam para a Aula Magna intitulada Regimes de fronteira e dispositivos de ilegalização de populações migrantes, que será ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Domenech (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – CONICET, Argentina), reconhecido pesquisador na área de migrações e fronteiras.

Leia mais »
Eventos
fontieforum

Congresso de sociologia premia trabalho sobre fluxos migratórios

Estudante da graduação em ciências sociais, Sofía García-Roche recebeu menção honrosa na premiação Sociólogas e Sociólogos do Futuro no 22º Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia com a pesquisa “Fluxos migratórios e populacionais: Um balanço crítico a partir do São Paulo em Teses (1940-2015 – Catálogo bibliográfico do UrbanData-Brasil)”.

Leia mais »