Jornal Migrações – Uma produção do 7º ano da Arco Escola-Cooperativa

É com entusiasmo que divulgamos o Jornal Migrações que busca aprofundar a compreensão sobre os desafios, histórias e direitos dos migrantes e refugiados. O jornal é fruto de uma iniciativa coletiva de estudantes do 7o ano da Arco Escola-Cooperativa, parceira do projeto de extensão Fronteiras Cruzadas (FFLCH-USP), e desenvolvido com a orientação dos professores Kim Cober e Danilo C. Nakamura.


A edição, de dezembro de 2024, reúne reportagens, entrevistas e artigos que trazem à tona diferentes perspectivas sobre a migração, ampliando o debate sobre fronteiras e pertencimento.

Você encontrará histórias de pessoas migrantes e refugiadas que compartilham suas trajetórias, desafios e esperanças ao reconstruírem suas vidas em novos territórios. Entre os entrevistados estão migrantes do Haiti, Venezuela, Angola e Congo, que relatam suas experiências ao chegar ao Brasil. O jornal também apresenta análises e reflexões sobre o direito de migrar, abordando a desigualdade no tratamento à pessoas migrantes, a importância da acolhida e os desafios enfrentados por aqueles que deixam suas terras de origem.

Destacamos, ainda, a participação dos integrantes do Fórum Fronteiras Cruzadas — Karina Quintanilha, Fedo Bacourt e Jean Katumba — que contribuíram ativamente no processo de formação dos estudantes ao longo do semestre.

A advogada e socióloga Karina Quintanilha conduziu uma aula sobre o direito humano de migrar, discutindo conceitos fundamentais e propondo reflexões sobre as histórias de atletas refugiados que participaram dos Jogos Olímpicos de 2024. Fedo Bacourt, fundador da União Social dos Imigrantes Haitianos – USIH, compartilhou sua experiência como migrante haitiano e o trabalho de acolhimento da associação que ajudou a construir em São Paulo. Jean Katumba, por sua vez, trouxe aos alunos sua trajetória como refugiado da República Democrática do Congo e refletiu sobre o racismo e as “fronteiras invisíveis” que marcam a vida dos migrantes. Todos são pesquisadores vinculados ao projeto de extensão Fronteiras Cruzadas na FFLCH-USP que desenvolve a parceria com a Arco Escola-Cooperativa.

Além disso, esta edição traz eventos e iniciativas ligadas ao tema, como o lançamento do livro Jornadas, que dá voz a crianças refugiadas, e visitas a instituições como a Missão Paz e o Museu da Imigração, proporcionando aos estudantes um contato direto com as histórias da migração. Entre os relatos impactantes, está a história de Rosa Maria, exilada política durante a ditadura militar no Brasil, e a trajetória de atletas refugiados que participaram das Olimpíadas de Paris, mostrando como o esporte também pode ser um espaço de resistência e superação.

Produção do Jornal:

Professores: Kim Cober E Danilo C. Nakamura.

Alunos: Arthur Marques, Arthur Chima, Benito, Bernardo, Clara, Débora, Flora, Iara, José, Luana, Lucas Macedo, Lucas Soares, Maria Calia, Maria Rosa, Michel, Miguel, Nicolas, Nina, Pedro, Thiago, Tomás E Vinícius.

DESTAQUES

Eventos
fontieforum

Seminario Sentipensares de las Migraciones 2025: Testimonios sobre Violencias Fronterizas

El seminario Sentipensares de las Migraciones: experiencias encarnadas de migrantes en América Latina, que se realiza los días 27, 28 y 29 de noviembre en la UACM Plantel San Lorenzo Tezonco, presenta testimonios directos que revelan las violencias estructurales y obstáculos administrativos que enfrentan migrantes centroamericanos, haitianos y otras comunidades en tránsito por la región.

Leia mais »
Eventos
fontieforum

Peabiru thaki: rota ancestral

Pesquisadores indígenas conduzirão uma caminhada pelos caminhos urbanos do Peabiru, rota de intercâmbios econômicos e culturais utilizada por povos indígenas há milhares de anos. O percurso, realizado no Centro Histórico de São Paulo, propõe reflexões sobre memória, presença e influência dos povos originários no território onde hoje se encontra o Sesc Carmo.

Leia mais »
Relato Etnográfico
fontieforum

Socióloga estudou a realidade dos decasséguis brasileiros

Socióloga Mariana Roncato pesquisou a realidade dos decasséguis – imigrantes brasileiros no Japão –, que enfrentam trabalho precarizado e desigualdade de gênero. Sua pesquisa destaca a vulnerabilidade e os desafios sociais dessa comunidade, contribuindo para debates sobre trabalho, migração, direitos sociais e feminismo.

Leia mais »