Estreia de filme com debate na Mostra Ecofalante destaca a campanha contra expulsão de Nduduzo Siba

Sex 06.jun, 19h15 • RESERVA CULTURAL, SALA 2 – Gratuito • Av. Paulista, 900 – Bela Vista

O fenômeno migratório figura como uma das questões mais importantes (e urgentes) da contemporaneidade. Atualmente, ele é marcado por uma intensificação dos fluxos em razão de fatores diversos: conflitos armados, guerras, crises econômicas e desemprego, desastres ambientais, mas também impulsionados pelo desejo humano de viver melhor.

Além disso, ele também é caracterizado pelo agravamento de políticas racistas anti-imigrantes, que criam novas barreiras para o direito de migrar, ampliando a criminalização desse fenômeno por meio de medidas como a deportação e a expulsão.

CineDebate sobre criminalização das migrações

O Brasil não está apartado desta realidade de criminalização das migrações. Assim, no dia 6 de junho, sexta-feira, às 20h30, no Reserva Cultural, realizaremos o debate (I)mobilidades globais e criminalização da migração: os efeitos da política de expulsão na vida de mulheres migrantes no Brasil. A partir da história da migrante sul-africana Nduduzo Siba, que esteve presa no Brasil e desde 2017 enfrenta uma portaria de expulsão emitida pelo Ministério da Justiçal, vamos discutir os impactos dessas políticas na vida de mulheres migrantes. O encontro aborda temas como migração, gênero, encarceramento em massa, racismo estrutural e o direito à ressocialização após o cárcere, refletindo sobre as intersecções entre esses processos e as políticas migratórias à luz dos direitos humanos e da Lei de Migração do Brasil.

O debate acontece logo após a sessão de estréia do documentário Antes do Último Vôo (2025, 70′), de Natália Keiko, exibido às 19h15, na mesma sala. O filme acompanha a trajetória de Nduduzo que inicia uma promissora carreira musical depois de sair da prisão no Brasil. Apesar da visibilidade e reconhecimento que conquistou como artista e ativista das lutas migrantes, ela segue enfrentando, como milhares de migrantes, diversas barreiras para ter seus direitos básicos garantidos, como a liberdade de ir e vir e o direito à regularização migratória.

Para essa conversa, reunimos a própria Nduduzo e representantes do sistema de justiça, movimentos sociais e organizações envolvidas na campanha #NduduzoTemVoz #NduduzoFica, como o Fronteiras Cruzadas, o Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC) e a rede Vidas Imigrantes Negras Importam, cujas atuações buscam fortalecer os direitos migratórios, as lutas antirracistas e a defesa de direitos humanos e de justiça reparatória no Brasil.

Após o debate, haverá uma sessão de encerramento do evento com convidados/as especiais.

Para mais informações, acompanhe a programação da Mostra Ecofalante no nosso site, e nas redes sociais (@mostraecofalante).

Conheça o trabalho da multi-artista Nduduzo Siba, seja signatário da Carta Aberta ao Judiciário e apoie a campanha #NduduzoFica // #NduduzoTemVoz através do link https://linktr.ee/nduduzotemvoz

DESTAQUES

Eventos
fontieforum

Seminario Sentipensares de las Migraciones 2025: Testimonios sobre Violencias Fronterizas

El seminario Sentipensares de las Migraciones: experiencias encarnadas de migrantes en América Latina, que se realiza los días 27, 28 y 29 de noviembre en la UACM Plantel San Lorenzo Tezonco, presenta testimonios directos que revelan las violencias estructurales y obstáculos administrativos que enfrentan migrantes centroamericanos, haitianos y otras comunidades en tránsito por la región.

Leia mais »
Eventos
fontieforum

Peabiru thaki: rota ancestral

Pesquisadores indígenas conduzirão uma caminhada pelos caminhos urbanos do Peabiru, rota de intercâmbios econômicos e culturais utilizada por povos indígenas há milhares de anos. O percurso, realizado no Centro Histórico de São Paulo, propõe reflexões sobre memória, presença e influência dos povos originários no território onde hoje se encontra o Sesc Carmo.

Leia mais »
Relato Etnográfico
fontieforum

Socióloga estudou a realidade dos decasséguis brasileiros

Socióloga Mariana Roncato pesquisou a realidade dos decasséguis – imigrantes brasileiros no Japão –, que enfrentam trabalho precarizado e desigualdade de gênero. Sua pesquisa destaca a vulnerabilidade e os desafios sociais dessa comunidade, contribuindo para debates sobre trabalho, migração, direitos sociais e feminismo.

Leia mais »