Imprensa internacional repercute prisão de cineasta brasileira por agentes de Imigração dos EUA

Sites como Daily Mail, Newsweek, CBS e Hindustan Times destacam caso de Barbara Marques, detida pelo ICE em Los Angeles

Imprensa internacional repercute prisão de cineasta brasileira pelo ICE em entrevista de green card Reprodução/Hindustan Times

Jornais e emissoras internacionais repercutiram a detenção da cineasta brasileira Barbara Marques, de 38 anos, pelo Serviço de Imigração (ICE), durante uma entrevista de residência permanente nos Estados Unidos. O caso aconteceu em Los Angeles e causou comoção dentro e fora da comunidade brasileira.

Veículos como Daily Mail, Newsweek, CBS News e Hindustan Times noticiaram o caso.

Natural de Vitória, no Espírito Santo, e formada em cinema pela Universidade Estácio de Sá, Barbara vive em Pasadena, na Califórnia, com o marido americano, Tucker May, com quem se casou em abril. No dia 16 de setembro, o casal compareceu à primeira entrevista para o pedido de green card, mas a cineasta acabou presa por agentes do ICE.

A imprensa estrangeira destacou o choque da prisão.

O tabloide inglês Daily Mail afirmou que Barbara teria sido “enganada” pelos agentes e levada sob custódia em meio ao processo legal de imigração. O jornal indiano Hindustan Times publicou: “Quem é Barbara Marques? ICE detém diretora de cinema durante entrevista de green card”. Já o site Newsweek destacou o relato do marido, que denunciou a prisão, segundo o qual Barbara foi detida mesmo após o casal seguir todas as exigências do processo.

Imprensa internacional repercute prisão de cineasta brasileira pelo ICE em entrevista de green card — Foto: Reprodução/Daily Mail

12 horas sem alimentação

De acordo com o ICE, havia contra Barbara uma ordem de deportação por ausência em audiência de 2019, relacionada à negativa de extensão de visto. A defesa, no entanto, contesta e alega falhas de notificação e argumentando que, em situações sem antecedentes criminais, a praxe seria conceder prazo para regularização.

Cineasta brasileira Bárbara Marques com o marido, o montador americano Tucker May — Foto: Reprodução / Instagram

O marido também denuncia abusos em entrevista à rede BBC.

— Ela contou que quando foi algemada, se desesperou, e o agente riu da cara dela e tirou uma selfie com ela chorando — disse Tucker.

Sobre a detenção, relatou ainda que a mulher teria ficado mais de 12 horas sem receber alimento

  1. Este conteúdo foi originalmente publicado no portal O Globo em 30 de setembro de 2025.

DESTAQUES

Eventos
fontieforum

Realizamos a oficina “Epistemologia Colaborativa: construindo agendas de pesquisa e extensão junto com coletivos de migrantes”.

A oficina “Epistemologia Colaborativa: construindo agendas de pesquisa e extensão junto com coletivos de migrantes” faz parte do Minicurso de pós-graduação “(I)mobilidades Globais em perspectiva: articulando cidade, trabalho e migração” iniciado em agosto com o apoio do @sociologiausp e em parceria com o projeto de extensão Fronteiras Cruzadas (FFLCH-USP). 

Leia mais »
Eventos
fontieforum

Sesc no centro de São Paulo promove cine debate sobre migração

O debate do mês é sobre migração. Há exibição de dois filmes que tratam do assunto, e para debater com os participantes, teremos a participação de Fredcarme Tima, psicóloga caribenha que trabalha com foco em acolhimento psicossocial intercultural com migrantes, retornados, refugiados e indígenas.

Leia mais »
Eventos
fontieforum

Aula Magna | Regimes de fronteira e dispositivos de ilegalização de populações migrantes

O projeto de extensão Fronteiras Cruzadas e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo convidam para a Aula Magna intitulada Regimes de fronteira e dispositivos de ilegalização de populações migrantes, que será ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Domenech (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – CONICET, Argentina), reconhecido pesquisador na área de migrações e fronteiras.

Leia mais »