Exibição do filme Exodus e debate Cinema e Migrações no Século XXI na 9ª Mostra Ecofalante de Cinema

De graça, online, inédito!!!

O Debate Migrações no Século 21 acontece na quarta-feira, dia 2 às 19h com a socióloga Patrícia Villen, o prof. Paulo Farah (FFLCH-USP), a ativista e artista Prudence Kalambay (RDC – Congo), e mediação de Karina Quintanilha (@FontieForum/ Unicamp).

🎬 O evento é promovido pela 9a Mostra Ecofalante de Cinema e tem como ponto de partida o filme Exodus, inédito no Brasil, dirigido por Bahman Kiarostami. A atividade conta com parceria do Fórum Internacional Fontié ki Kwaze – Fronteiras Cruzadas (@FontieForum)

Participe do Debate AO VIVO pela página Ecofalante/facebook ou diretamente pelo link 👉🏾👉🏾👉🏾 https://www.youtube.com/watch?v=0ntFFPiY17c

Patrícia Villen (Debatedora)
Patrícia Villen é pesquisadora diplomada no “Master sobre Imigração. Fenômenos Migratórios e Transformações Sociais” da Universidade Ca’ Foscari de Veneza (Itália). Fez doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas e é autora do livro (In)visíveis globais: imigração e trabalho no Brasil. São Paulo: Alameda (2018).

Prudence Kalambay (Debatedora)
Prudence Kalambay é atriz, artista, modelo, palestrante, empreendedora, ativista de direitos humanos e Youtuber. Nasceu na República Democrática do Congo e está no Brasil há 12 anos. Radicada em São Paulo, aqui encontrou a oportunidade de refazer sua vida após ter passado por muitas adversidades ante a violação dos direitos humanos de seu país.

Paulo Daniel Farah (Debatedor)
Professor da FFLCH-USP, tem especialização em estudos de migração e refúgio, estudos árabes e islâmicos. Coordenador do Grupo de Diálogos Interculturais do IEA (Instituto de Estudos Avançados)/USP, é também Coordenador do NAP (Núcleo de Apoio à Pesquisa) Brasil África/USP, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação Diversitas em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades/USP e Diretor da Bibli-ASPA, centro de pesquisa, cultura e ações sociais voltado a imigrantes e refugiados.

Karina Quintanilha (Mediadora)
Karina Quintanilha é pesquisadora-curadora do Fórum Internacional Fontié ki Kwaze – Fronteiras Cruzadas (ECA-USP), co-produtora de projetos como “Vídeo-Cartas: Conexões Migrantes”. Doutoranda em Sociologia (Unicamp), tem especialização em migração e refúgio pela UNLa (Argentina) e é mestra em Ciências Sociais pela PUC-SP com o tema “Migração forçada no capitalismo contemporâneo: trabalho, direitos e resistências no Brasil”. Assessora jurídica no Centro de Direitos Humanos e Cidadania dos Imigrantes (CDHIC).

DESTAQUES

Publicações
fontieforum

Fronteiras Cruzadas: Vídeo como dispositivo anti-xenoracismo

O artigo “Fronteiras Cruzadas: Vídeo como dispositivo anti-xenoracismo” discute como o uso do vídeo tem se tornado uma ferramenta vital para denunciar o racismo e a xenofobia contra migrantes no Brasil, especialmente em São Paulo. A produção audiovisual atua como plataforma de resistência, conexão cultural e registro de violações de direitos humanos, promovendo lutas por justiça e visibilidade para populações negras, indígenas e periféricas afetadas pelo xenoracismo.

Leia mais »
Eventos
fontieforum

Aula Magna | Regimes de fronteira e dispositivos de ilegalização de populações migrantes

O projeto de extensão Fronteiras Cruzadas e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo convidam para a Aula Magna intitulada Regimes de fronteira e dispositivos de ilegalização de populações migrantes, que será ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Domenech (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – CONICET, Argentina), reconhecido pesquisador na área de migrações e fronteiras.

Leia mais »
Eventos
fontieforum

Congresso de sociologia premia trabalho sobre fluxos migratórios

Estudante da graduação em ciências sociais, Sofía García-Roche recebeu menção honrosa na premiação Sociólogas e Sociólogos do Futuro no 22º Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia com a pesquisa “Fluxos migratórios e populacionais: Um balanço crítico a partir do São Paulo em Teses (1940-2015 – Catálogo bibliográfico do UrbanData-Brasil)”.

Leia mais »