Congresso de sociologia premia trabalho sobre fluxos migratórios

Sofía García-Roche, graduanda em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, recebeu menção honrosa na premiação Sociólogas e Sociólogos do Futuro no 22º Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia com a pesquisa “Fluxos migratórios e populacionais: Um balanço crítico a partir do São Paulo em Teses (1940-2015 – Catálogo bibliográfico do UrbanData-Brasil)”.

Trata-se de uma meta-análise do campo de estudos sobre migrações a partir das Áreas Temáticas do UrbanData, 35 indexadores próprios que representam aspectos da vida urbana e são capazes de proporcionar uma categorização qualitativa do que foi e vem sendo feito na produção científica sobre o tema, com o objetivo de evidenciar tendências ou silêncios.

O trabalho, orientado pela Profa. Dra. Bianca Freire-Medeiros (USP) e o Dr. Caio da Silveira Fernandes (CEBRAP) analisa 391 referências a partir dos 5.930 trabalhos que compõem o “São Paulo em Teses“, referentes ao recorte temporal de 1940 até 2015. 

Como resultado, as duas Áreas Temáticas que mais aparecem, com 192 e 124 referências respectivamente, são “Modo de vida, imaginário social e cotidiano” e “Estrutura econômica e mercado de trabalho”. Essas duas ATs denotam duas áreas de estudo clássicas em relação ao fenômeno migratório: uma que foca na integração do migrante na nova sociedade de imigração, explorando aspectos de seu cotidiano; e outra que diz respeito à mobilidade do trabalho. Para tal análise, García-Roche dialoga com Louis Wirth (1964) da Escola de Chicago e o economista Jean-Paul de Gaudemar (1977). 

Em relação às disciplinas, Sociologia e História despontam com 111 e 104 trabalhos respectivamente. Ao analisar os títulos destes trabalhos, é possível indicar a relevância das perspectivas sociohistóricas para a compreensão do fenômeno dos fluxos populacionais em São Paulo, sobretudo em temas como a migração européia e japonesa dos séculos XIX e XX, a migração interna de meados do século XX, a construção da São Paulo Railway e o trabalho nas lavouras de café. Também destaca-se a presença de trabalhos sobre a identidade do migrante e a evolução urbana de bairros como Brás, Mooca e Bom Retiro.

Tendo isso em vista, um balanço bibliográfico deste escopo é fundamental para a compreensão do momento dos estudos urbanos hoje, e o reconhecimento recebido traz a relevância da temática migratória para tal.

DESTAQUES

Eventos
fontieforum

Seminario Sentipensares de las Migraciones 2025: Testimonios sobre Violencias Fronterizas

El seminario Sentipensares de las Migraciones: experiencias encarnadas de migrantes en América Latina, que se realiza los días 27, 28 y 29 de noviembre en la UACM Plantel San Lorenzo Tezonco, presenta testimonios directos que revelan las violencias estructurales y obstáculos administrativos que enfrentan migrantes centroamericanos, haitianos y otras comunidades en tránsito por la región.

Leia mais »
Eventos
fontieforum

Peabiru thaki: rota ancestral

Pesquisadores indígenas conduzirão uma caminhada pelos caminhos urbanos do Peabiru, rota de intercâmbios econômicos e culturais utilizada por povos indígenas há milhares de anos. O percurso, realizado no Centro Histórico de São Paulo, propõe reflexões sobre memória, presença e influência dos povos originários no território onde hoje se encontra o Sesc Carmo.

Leia mais »
Relato Etnográfico
fontieforum

Socióloga estudou a realidade dos decasséguis brasileiros

Socióloga Mariana Roncato pesquisou a realidade dos decasséguis – imigrantes brasileiros no Japão –, que enfrentam trabalho precarizado e desigualdade de gênero. Sua pesquisa destaca a vulnerabilidade e os desafios sociais dessa comunidade, contribuindo para debates sobre trabalho, migração, direitos sociais e feminismo.

Leia mais »