Dia 29/03, Sábado. Das 14h às 17h no SESC Consolação
O Laboratório de Direitos Humanos, organizado e conduzido por integrantes do Fórum Internacional Fontié ki Kwaze – Fronteiras Cruzadas da Universidade de São Paulo, propõe reflexões colaborativas e aprofundadas sobre a defesa dos direitos de pessoas migrantes e refugiadas em um cenário global marcado pela intensificação dos fluxos migratórios e pelo agravamento de políticas racistas anti-imigrantes.
Reunindo coletivos, pesquisadoras/es, artistas e ativistas de diversas formações interdisciplinares e trajetórias, o laboratório destaca a urgência de fortalecer redes de solidariedade e consolidar movimentos antirracistas, a partir de uma abordagem interseccional que considere gênero, raça, classe e também o status migratório.
Em diálogo com diferentes fronteiras e territórios, o laboratório foca em lutas migrantes organizadas na cidade de São Paulo como um exemplo vivo, onde milhares de migrantes de todos os continentes circulam, vivem e trabalham, tecendo diariamente histórias de resistência e mobilização por direitos.
___
Karina Quintanilha é advogada com doutorado em Sociologia pela Unicamp e especialização em migração e direitos humanos pela Universidade Nacional de Lanús, na Argentina. É uma das fundadoras do Fórum Internacional Fontié ki Kwaze – Fronteiras Cruzadas na Universidade de São Paulo (USP), onde coordena projetos de pesquisa, extensão e cultura comprometidos com a transformação social.
Nduduzo Siba é multi-artista sul-africana de raízes Zulu, tendo se apresentado nos principais teatros e espaços culturais da cidade de São Paulo. Atualmente integra o corpo artístico do Teatro Oficina Uzyna Uzona e desenvolve trabalhos como atriz, cantora e professora de dança Zulu. É integrante do Fórum Internacional Fontié ki Kwaze – Fronteiras Cruzadas na Universidade de São Paulo (USP). Desde 2018, reúne coletivos e ativistas em torno da Campanha Nduduzo Tem Voz que originou diversos filmes documentários como “Antes do Último Vôo”, apoiado pela SPCine, e “Nduduzo Fica”.
Originalmente publicado em: https://www.sescsp.org.br/programacao/laboratorio-de-direitos-humanos-fronteiras-cruzadas/
Grátis. Dia 29/03, Sábado. Das 14h às 17h no SESC Consolação
Local: Sala Delta – 7º andar.
R. Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque, São Paulo 01222-020, próx. ao metrô Higienópolis-Mackenzie.