*Por Luís Felipe Aires Magalhães
Livro “Migrações e Refúgio: Temas emergentes no Brasil” está disponível para download no site do Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (NEPO), através do link https://www.nepo.unicamp.br/publicacao/migracoes-e-refugio-temas-emergentes-no-brasil/
O livro é um importante registro teórico e metodológico da atual dinâmica das migrações internacionais e do refúgio no Brasil. A reflexão sobre diferentes dinâmicas migratórias e de refúgio a partir de um referencial amplo, crítico, contemporâneo e rigoroso presente nos capítulos aponta para a superação de limites interpretativos importantes, como o nacionalismo metodológico e o colonialismo. De igual modo, a análise atenta das políticas migratórias no Brasil, a denúncia de situações de violações de direitos e a elaboração de subsídios para políticas públicas revelam que estamos, enquanto pesquisadores e pesquisadoras, cumprindo nosso papel de estudar para transformar a realidade em que vivemos.
O primeiro lançamento do livro aconteceu no dia 24 de Setembro de 2024, no 23º Encontro da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), na UnB, em Brasília. Outros lançamentos ocorrerão no 48º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e no Seminário “Desindustrialização e Transformações na Ordem Urbana na Macrometrópole Paulista”, organizado pelo projeto “Dinâmicas Urbanas, Transformações Econômicas e Migração na Macrometrópole Paulista”, no dia 3 de Dezembro, na Universidade Federal do ABC (UFABC), campus São Bernardo do Campo. Convidados todos e todas a lançar a obra em suas Universidades e Instituições.
Por fim, agradeço pela construção das parcerias, pelo apoio imenso das professoras Rosana Baeninger e Lucia Bógus e pela atuação tão importante dos demais organizadores e organizadoras da obra.
Luís Felipe Aires Magalhães é Professor Visitante do Bacharelado em Ciências Econômicas da Universidade Federal do ABC (BCE – UFABC); Doutor em Demografia pelo Programa de Pós-Graduação em Demografia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Coordenador-Adjunto do Observatório das Migrações em São Paulo (NEPO – UNICAMP); Pesquisador do Observatório das Metrópoles – Núcleo São Paulo (PUC – SP).