Mostra de Cinemas Migrantes

A I Mostra de Cinemas Migrantes – Fronteiras Cruzadas é uma ação de intercâmbio audiovisual promovida pelo Fórum Internacional Fontié ki Kwaze, que em crioulo haitiano significa ‘fronteiras que cruzam’. 

Totalmente gratuita,  a Mostra busca mobilizar coletivos de imigrantes e refugiadxs, bem como produtores audiovisuais de diversos países, por meio da realização de sessões de filmes premiados em festivais internacionais e no Brasil, com sessões na Sala de Cinema do Centro MariAntonia da USP, próximo ao Metrô Higienópolis.

O evento também conta com um laboratório para o fortalecimento das redes de produção audiovisual com pessoas imigrantes e refugiadas.

A I Mostra é apoiada pela SPCine, e tem parcerias do Centro MariAntonia da USP, Visto Permanente, Cineclube Al Ard, LAPS-FFLCH-USP e as plataformas públicas SPCinePlay e Retina Latina (Bolívia, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai).

Mostra de Cinema

Sessão de Curtas-Metragens seguido de Cine-Debate

Dia 29 de Novembro
15h às 19h
Local: Centro MariAntonia da USP 

* Evento gratuito e aberto ao público

Laboratório #RedeAudiovisual de imigrantes e refugiadxs

Oficina direcionada a produtorxs audiovisuais migantes e periféricos de SP

Dia 06 de Dezembro
15h às 19h
Local: Centro MariAntonia da USP 

Inscreva-se aqui

Sessão de Curtas-Metragens (29/11)

Data: 29 de Novembro de 2024, sexta-feira
Horário: 15h às 19h
Local: Sala de Cinema Carlos Reichenbach, Centro Universitário Maria Antonia – Rua Maria Antônia, 294 – Vl. Buarque, próx. Metrô Higienópolis

A I Mostra de Cinemas Migrantes traz uma seleção de curtas-metragens que, por meio de diferentes linguagens, expressam um panorama de possibilidades para os cinemas feitos por pessoas migrantes, sobre temáticas relacionadas com migração, mobilidade, deslocamento, refúgio a partir do Brasil e, sobretudo, de São Paulo. 

O que entendemos por cinemas migrantes? É o cinema feito por pessoas migrantes e/ou sobre temáticas migrantes? Existem cinemas migrantes no Brasil? E na cidade de São Paulo? 

Diante destas e de outras questões, a curadoria proposta por um migrante internacional, uma migrante interna e uma migrante brasileira retornada apresenta a questão do cinema como memória e como dispositivo de debate para tratar a questão migratória como potência de um sentido humano a partir das narrativas subjetivas, individuais, familiares, comunitárias, coletivas dos périplos errantes.

dir. Georgia Fleury, SP, 2022, 7 min

Gabriel Martins Alves, MG, 2023, 26min

     

Priscila Tapajowara, Carlos Magalhães e Caio Tupã, MA, 2023, 20 min

Rogério Cathalá, BA, 2024, 14 min

Natali Mamani, SP, 2024, 8min 50 seg

Rafael Luiz de Aquino, SP, 2023, 20 min

Khaled Aldeek, SP, 2022, 24 min

Cine-debate com realizadorxs, curadorxs e cerimonial com a multi-artista de origem sul-africana Nduduzo Siba.

Laboratório #RedeAudiosivual (06/12)

Data: 06 de Dezembro de 2024, sexta-feira
Horário: 15h às 19h
Local: Centro Universitário Maria Antonia – Rua Maria Antônia, 294 – Vl. Buarque, próx. Metrô Higienópolis

O Laboratório #RedeAudiovisual de Migrantes e Refugiadxs da I Mostra de Cinemas Migrantes é organizado pelo Fronteiras Cruzadas 

Durante as atividades, nos reuniremos entre vários profissionais do audiovisual, migrantes na cidade de São Paulo, para:

1. Conectar, apresentar e partilhar desafios do setor audiovisual paulistano e demandas migrantes;
2. Fomentar políticas públicas voltadas para o cinema pela SPCine;
3. Promover a articulação de uma #RedeAudiovisual de Migrantes e Refugiadxs para o acesso de profissionais no audiovisual, potencializar a cultura periférica e fortalecer a presença representativa diante de órgãos públicos e políticas culturais, como as Secretarias de Cultura, ANCINE, PROAC, FSA e outros semelhantes;
4. Construir territórios da cultura audiovisual migrante, refugiada e periférica em São Paulo.

Para se inscrever, é só preencher os dados através do link abaixo e enviar para a gente!

Por políticas públicas culturais para a população migrante e refugiada!

Observação: Os inscritos serão chamados por ordem de inscrição. Não temos critérios de seleção, pelo que as informações que solicitamos abaixo são apenas para ter ideia dos perfis dos inscritos e das pessoas interessadas em criar junto e integrar a Rede Audiovisual de Migrantes e Refugiadxs.

🎬 Mostra Online (06 a 26/12)

Entre os dias 06 e 26 de dezembro de 2024, a I Mostra de Cinemas Migrantes – Fronteiras Cruzadas irá ocupar as plataformas de streaming públicas SPCinePlay e Retina Latina (Colômbia), levando o debate sobre as migrações para um amplo público da América Latina e Caribe.

As atividades online da Mostra buscam celebrar o Dia Mundial da Imigração (18/12), instituído pela ONU em referência à Convenção Internacional para Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias.

O Brasil é o único país da América do Sul que ainda não é signatário da “Convenção Internacional” da ONU, e por isso, a Mostra busca promover o debate sobre a importância da ratificação da legislação internacional pelo Brasil, com o intuito de assegurar os direitos humanos das pessoas migrantes e refugiadas.