Oficina sobre “Epistemologia Colaborativa” constrói agenda de pesquisa e extensão com coletivos de migrantes

No dia 27 de setembro de 2025, a oficina “Epistemologia Colaborativa: construindo agendas de pesquisa e extensão junto com coletivos de migrantes” promoveu uma visita à União Social dos Imigrantes Haitianos e uma roda de conversa na Missão da Paz, envolvendo representantes de múltiplas associações de migrantes para fortalecer redes de apoio e construir agendas colaborativas de pesquisa e extensão.

A oficina fez parte do Minicurso de pós-graduação “(I)mobilidades Globais em perspectiva: articulando cidade, trabalho e migração” iniciado em agosto no Departamento de Sociologia da USP (PPGS) e em parceria com o projeto de extensão Fronteiras Cruzadas (FFLCH-USP).

Extensão Universitária com Associações de Migrantes

O percurso da oficina foi iniciado com visita guiada na União Social dos Imigrantes Haitianos (USIH), localizado no bairro do Glicério, área central de São Paulo. A atividade foi mediada por Fedo Bacourt, fundador da associação e um dos pesquisadores bolsistas do Fronteiras Cruzadas. Os/as participantes conheceram a Rádio TV Citadelle, que faz parte da associação e é um espaçor de produção e divulgação da cultura haitiana. 

Partindo do trajeto pelo Glicério, o grupo de estudantes seguiu até a Missão Paz, um espaço histórico das migrações na cidade de São Paulo.

As atividades tiveram início com uma saudação de José Carlos, editor da Revista Travessia, que é uma publicação do CEM – Centro de Estudos Migratórios e uma referência nos estudos migratórios desde sua fundação, em 1988.

Uma roda de conversa baseada em pesquisas conduzidas por Wendy Ledix e Cláudia Defendi abordou a questão migratória nas ocupações de moradia. Cláudia Defendi apresentou sua pesquisa sobre a situação de migrantes em ocupações urbanas e rurais em São Paulo, destacando desafios como falta de infraestrutura e acesso a direitos básicos. Wendy Ledix abordou a precarização da vida migrante, o estigma e a discriminação no trabalho, e a importância das organizações civis diante da ausência estatal. Ambos enfatizaram a necessidade de metodologias colaborativas e a construção de solidariedades para enfrentar a vulnerabilidade dos migrantes.

Grupos de discussão focados nas associações

Em seguida, grupos de trabalho discutiriram caminhos concretos para fortalecer alianças e redes de apoio, com participação dos pesquisadores bolsistas das associações da USIH, Associação de Mulheres Imigrantes Luz e Vida – AMILV (Yolanda Palacios e Miriam Guarachi, Bolívia), Espaço Wema – gastronomia e cultura africana (Hortense Mbuyi, RDC), Centro Cultural Andino Amazônico-CCAA (Juan Cusicanki, Bolívia). 

Oficina com visita guiada na União Social dos Imigrantes Haitianos (USIH), com Fedo Bacourt, fundador da associação e um dos pesquisadores bolsistas do Fronteiras Cruzadas.
Visita guiada pela rádio Citadelle (USIH).
Percurso pelo Bairro Glicério, a caminho da Missão Paz.
Chegada dxs participantes na Missão Paz.
Boas-Vindas com Karina Quintanilha, Vera Telles, Fredcarme Tima (Fronteiras Cruzadas) e José Carlos (Revista Travessia).
Participação especial do poeta e dramaturgo Jean d’Amerique (Haiti).
Roda de conversa com o sanitarista Wendy Landyx (Haiti).
Roda de conversa com a assistente social Claudia Defendi.
Diane Enobabor, pesquisadora da CUNY (Nova York) e ativista do coletivo Africa is Everywhere.
Grupo de Trabalho sobre alianças e redes de apoio aos coletivos de migrantes.
Grupo de Trabalho sobre alianças e redes de apoio aos coletivos de migrantes.
Grupo de Trabalho sobre alianças e redes de apoio aos coletivos de migrantes.
Oficina na Missão Paz com participação de representantes de coletivos de migrantes USIH, Associação de Mulheres Imigrantes Luz e Vida (AMILV) – Yolanda e Miriam (Bolívia), Espaço Wema – gastronomia e cultura africana (Hortense Mbuyi, Congo), Centro Cultural Andino Amazônico (CCAA), Juan Cusicanqui (Bolívia).

DESTAQUES

Eventos
fontieforum

Sesc no centro de São Paulo promove cine debate sobre migração

O debate do mês é sobre migração. Há exibição de dois filmes que tratam do assunto, e para debater com os participantes, teremos a participação de Fredcarme Tima, psicóloga caribenha que trabalha com foco em acolhimento psicossocial intercultural com migrantes, retornados, refugiados e indígenas.

Leia mais »
Eventos
fontieforum

Aula Magna | Regimes de fronteira e dispositivos de ilegalização de populações migrantes

O projeto de extensão Fronteiras Cruzadas e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo convidam para a Aula Magna intitulada Regimes de fronteira e dispositivos de ilegalização de populações migrantes, que será ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Domenech (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – CONICET, Argentina), reconhecido pesquisador na área de migrações e fronteiras.

Leia mais »