Outubro é o mês do Festival Cine Colômbia Migrante em São Paulo

De 18 a 28 e outubro de 2024 acontece a 3ª edição do Festival de Cinema Colômbia Migrante. O evento é realizado simultaneamente em 35 cidades ao redor do mundo, entre as quais a capital paulista, onde o Festival já tinha acontecido em 2023.

* Release de imprensa por FCCM

O Festival é organizado em São Paulo pelo Coletivo de Colombianos Migrantes e Exilados pela Paz – COLMEPAZ e por gestoras culturais e avistas imigrantes, com colaboração de organizações da sociedade civil da Colômbia e do Brasil.

Com a justiça ambiental e migratória como temática, esta terceira edição do Festival tem o intuito de expor a relação entre os conflitos ambientais, as comunidades e a migração forçada, lembrando que a participação ativa das comunidades na tomada de decisões e cumprimento das leis de proteção ambiental é fundamental para evitar o ecocídio. Nesse sentido, os filmes escolhidos abrangem histórias sobre lideranças ambientais, deslocamento forçado por casos ambientais e resistência ao extrativismo.
A projeção de longas e curta-metragens será em três pontos da cidade: o Museu da Energia,
localizado na Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos, o Museu da Língua Portuguesa, na icônica Praça da Luz, e o Soberano – Rua do Triunfo, an;go point do cinema da chamada Boca do Lixo, na Rua do Triunfo 155, Santa Ifigênia.
Além da apresentação cinematográfica, o Festival em São Paulo é enriquecido com outras linguagens artísticas, através da exposição de arte gráfica colombiana Desde el Corazón de la Tierra, que está sendo exibida no Museu da Energia desde o 10 de outubro e vai até 12 de dezembro e conta com ilustração, gravura, serigrafia, carimbo, máquinas tipográficas e lambes.

Saiba + pelo instagram @colmigrantefest

DESTAQUES

Eventos
fontieforum

Sesc no centro de São Paulo promove cine debate sobre migração

O debate do mês é sobre migração. Há exibição de dois filmes que tratam do assunto, e para debater com os participantes, teremos a participação de Fredcarme Tima, psicóloga caribenha que trabalha com foco em acolhimento psicossocial intercultural com migrantes, retornados, refugiados e indígenas.

Leia mais »
Eventos
fontieforum

Aula Magna | Regimes de fronteira e dispositivos de ilegalização de populações migrantes

O projeto de extensão Fronteiras Cruzadas e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo convidam para a Aula Magna intitulada Regimes de fronteira e dispositivos de ilegalização de populações migrantes, que será ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Domenech (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – CONICET, Argentina), reconhecido pesquisador na área de migrações e fronteiras.

Leia mais »