Redes sociotécnicas em movimento: mobilizações em defesa da liberdade da migrante togolesa Falilatou

Este artigo analisa a mobilização em defesa de Falilatou, migrante togolesa acusada injustamente de crime, cujo caso revelou violações de direitos e racismo institucional. A partir de sua trajetória no comércio ambulante em São Paulo até a prisão e processo criminal, destaca-se a formação de uma ampla rede sociotécnica que articula coletivos, organizações, advogados e parlamentares para a defesa da justiça e o combate à violência estatal.

Publicado na revista Tempo Social da USP, este artigo de Ana Lídia Aguiar, Daniel Perseguim, Karina Quintanilha, Tiago Rangel Côrtes e Vera da Silva Telles aborda o caso da trabalhadora togolesa Falilatou Estelle Sarouna, que enfrenta um processo criminal movido por acusações infundadas no contexto da Operação Anteros. O texto revela as desigualdades, a repressão policial e o racismo enfrentados por migrantes negros no Brasil.

A publicação traça a trajetória de Falilatou, sua inserção no trabalho ambulante na região do Brás, em São Paulo, e a dura realidade da precariedade, violência institucional e criminalização que atravessaram sua vida, enfatizando a complexa rede de apoio que se formou para defendê-la, composta por movimentos sociais negros, coletivos migrantes, organizações de direitos humanos, jornalistas, juristas ativistas e parlamentares.

Explora-se ainda como esta rede sociotécnica, com suas múltiplas conexões e saberes, atuou para produzir informações, provas e mobilizar o debate público em diversas esferas, desde audiências públicas até as redes digitais, promovendo a justiça e a reparação para Falilatou e evidenciando o contexto de violência estrutural enfrentado por migrantes no Brasil.

O artigo é fundamental para compreender as dinâmicas sociais, políticas e jurídicas que afetam migrantes em situação de vulnerabilidade e demonstra a força das alianças coletivas na luta contra o punitivismo e a xenofobia racializada.


Publicação: Revista Tempo Social, USP
Data de publicação: janeiro-abril de 2025

Autores: Ana Lídia Aguiar, Daniel Perseguim, Karina Quintanilha, Tiago Rangel Côrtes e Vera da Silva Telles.

DESTAQUES

Eventos
fontieforum

Seminario Sentipensares de las Migraciones 2025: Testimonios sobre Violencias Fronterizas

El seminario Sentipensares de las Migraciones: experiencias encarnadas de migrantes en América Latina, que se realiza los días 27, 28 y 29 de noviembre en la UACM Plantel San Lorenzo Tezonco, presenta testimonios directos que revelan las violencias estructurales y obstáculos administrativos que enfrentan migrantes centroamericanos, haitianos y otras comunidades en tránsito por la región.

Leia mais »
Eventos
fontieforum

Peabiru thaki: rota ancestral

Pesquisadores indígenas conduzirão uma caminhada pelos caminhos urbanos do Peabiru, rota de intercâmbios econômicos e culturais utilizada por povos indígenas há milhares de anos. O percurso, realizado no Centro Histórico de São Paulo, propõe reflexões sobre memória, presença e influência dos povos originários no território onde hoje se encontra o Sesc Carmo.

Leia mais »
Relato Etnográfico
fontieforum

Socióloga estudou a realidade dos decasséguis brasileiros

Socióloga Mariana Roncato pesquisou a realidade dos decasséguis – imigrantes brasileiros no Japão –, que enfrentam trabalho precarizado e desigualdade de gênero. Sua pesquisa destaca a vulnerabilidade e os desafios sociais dessa comunidade, contribuindo para debates sobre trabalho, migração, direitos sociais e feminismo.

Leia mais »