Roda de conversa apresenta projeto de extensão para alunos de graduação na USP

Ocorreu no dia 16 de setembro a roda de conversa do projeto Fronteiras Cruzadas, um encontro especial dos bolsistas e pesquisadores colaboradores, a Associação de Mulheres Imigrantes Luz e Vida (AMILV), a União Social dos Imigrantes Haitianos (USIH) e a comunidade acadêmica da Universidade de São Paulo.

O encontro realizado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da USP, foi um espaço importante de troca e articulação com os estudantes de graduação, pós-graduação e professoras, como Bruna Gisi, coordenadora do curso de Ciências Sociais da FFLCH, e Paula Marcelino, do departamento de Sociologia. A atividade iniciou com uma performance artística de Juan Cusicanki (do Centro Cultural Andino Amazônico e do grupo Kollasuyu Maya). O evento também contou com aperitivos gastronômicos preparados por Hortense Mbuyi, advogada congolesa e mestranda na FFLCH-USP, fundadora do Espaço Wema de gastronomia e cultura africana. Ambos são pesquisadores no projeto de extensão.

Os participantes também aproveitaram a oportunidade para refletir sobre a luta por justiça para Evans Osei Wusu, que faleceu há um mês da data do encontro. Na ocasião, foi reforçada a importância de seguir defendendo o direito de migrar e de solicitar refúgio no Brasil e no mundo.

Essa atividade foi produzida por estudantes e pesquisadores do Projeto de Extensão Fronteiras Cruzadas na FFLCH-USP. Confira o resumo sobre o nosso projeto no link: https://fronteirascruzadas.com.br/projeto-de-extensao-fronteiras-cruzadas-promove-a-formacao-de-redes-sociotecnicas-na-usp/