Sarau Fontié ki Kwaze dia 07/03 no Teatro Oficina

Participe do Cortejo-Sarau pelo #DiaInternacionalDasMulheres no evento multicultural Sarau Fontié ki Kwaze + Centro de Acolhida Imigrantes – SEFRAS

O Sarau Fontié ki Kwaze, nome que vem do creole haitiano e significa fronteiras que cruzam, chega à sua 3ª edição em parceria com o Centro de Acolhida Imigrante (Sefras casa de Assis) e o Teatro Oficina Uzyna Uzona, no histórico bairro do Bixiga.

O Sarau Fontié ki Kwaze é um espaço aberto para apresentações (poesia, música, dança, performance, teatro, cinema, fotografia) organizadas em torno da expressão da cultura migrante, da diversidade artística e da troca de saberes. O Sarau desenvolve a curadoria de grupos e artistas, contribuindo para a o legado intercultural das migrações, lutando para abrir as fronteiras de linguagens acessíveis à “cultura brasileira”.

Veja a programação mais atualizada pro dia 7, esse sábado:

14h Esquenta-Cortejo no Centro de Acolhida Imigrante: tambores pelo #DiaInternacionalDasMulheres + oficina de percussão (Bloco Marx Que Delícia), aberto ao público, quem puder traga seus instrumentos! Rua Japurá 234.

15h30 Saída do Cortejo Multicultural com participação de bonequeiros e performers:
Trajeto Rua Japurá 234 -> Praça General Craveiro Lopes (em frente à Câmara de Vereadores) -> Rua Abolição -> Rua Jaceguai, 520

16h30 Chegada no Teatro Oficina Uzyna Uzona. Para se inscrever no microfone aberto procurar a Mariana Teófilo.

17h-20h Sarau Fontié ki Kwaze + CENTRO DE ACOLHIDA IMIGRANTE (SEFRAS) com artistas imigrantes convidadas, grupos performáticos e microfone aberto comandado pela MC Prudence Kalambay!

O evento faz parte das ações do Fórum Internacional Fontié Ki Kwaze – Fronteiras Cruzadas, uma iniciativa interdisciplinar acadêmica, social, e artística na Universidade de São Paulo (USP) que, desde 2017, busca trabalhar em rede para produzir conhecimento e novas conexões na Universidade em diálogo com a realidade do refúgio e das migrações transnacionais contemporâneas na cidade de São Paulo e no mundo.

Às vésperas do Dia Internacional das Mulheres, o Sarau Multicultural Fontié ki Kwaze convida trabalhadores/as, artistas, crianças e corpos carnavalescos das Américas, África, Europa, Oriente Médio e Ásia para fortalecer a grande potência cultural das relações trazidas pela migração e discutir as políticas migratórias, levantando a bandeira multicultural antirracista e feminista junto com as mulheres migrantes!

Com esse espírito multicultural, vamos aterrisar no Teatro Oficina Uzyna Uzona, um dos mais importantes teatros brasileiros, localizado no bairro do Bixiga que é o resultado do extraordinário encontro de indígenas, negros, italianos, nordestinos, imigrantes, refugiados e outros muitos povos que habitam o bairro ao longo de sua história.

Essa edição do Sarau tem como Embaixadora Prudence Kalambay (República Democrática do Congo) que vai comandar a apresentação das artistas imigrantes convidadas, os grupos performáticos e o microfone aberto para instrumentistas, artistas, cantores, poetas, bonequeiros, performers, rappers…

Vamos nos levantar contra todas as formas de opressão e violência contra as mulheres!

Abaixo a criminalização da migração, pela revogação da Portaria 770/2019!

Pelo fim da separação de famílias e deportações, como aconteceu no último mês com emigrantes brasileiros, incluindo grávidas e crianças, deportados em condições vexatórias dos Estados Unidos com o aval do governo brasileiro.

Vem pro Sarau Multicultural Fontié ki Kwaze!!!

Este evento é organizado voluntariamente e coletivamente não possuindo fins lucrativos, haverá arrecadação voluntária no local destinada às artistas imigrantes convidadas.

facebook.com/fontieforum/

Conheça o Blog: http://fronteirascruzadas.com.br/

Quer propor uma parceria com o Sarau? Entre em contato com Alohá de La Queiroz: 11 – 99855-6190

Apoie o projeto de lei pela criação do Parque do Rio Bixiga (PL 805/2017), uma luta de 40 anos do bairro e do Teatro Oficina:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSctlLea7m68N7He6SkzqnQb2PmwvENTshKjyifb6jeahM_VKg/viewform
Tod@s convidad@s, ajudem a divulgar!!!

DESTAQUES

Eventos
fontieforum

Seminario Sentipensares de las Migraciones 2025: Testimonios sobre Violencias Fronterizas

El seminario Sentipensares de las Migraciones: experiencias encarnadas de migrantes en América Latina, que se realiza los días 27, 28 y 29 de noviembre en la UACM Plantel San Lorenzo Tezonco, presenta testimonios directos que revelan las violencias estructurales y obstáculos administrativos que enfrentan migrantes centroamericanos, haitianos y otras comunidades en tránsito por la región.

Leia mais »
Eventos
fontieforum

Peabiru thaki: rota ancestral

Pesquisadores indígenas conduzirão uma caminhada pelos caminhos urbanos do Peabiru, rota de intercâmbios econômicos e culturais utilizada por povos indígenas há milhares de anos. O percurso, realizado no Centro Histórico de São Paulo, propõe reflexões sobre memória, presença e influência dos povos originários no território onde hoje se encontra o Sesc Carmo.

Leia mais »
Relato Etnográfico
fontieforum

Socióloga estudou a realidade dos decasséguis brasileiros

Socióloga Mariana Roncato pesquisou a realidade dos decasséguis – imigrantes brasileiros no Japão –, que enfrentam trabalho precarizado e desigualdade de gênero. Sua pesquisa destaca a vulnerabilidade e os desafios sociais dessa comunidade, contribuindo para debates sobre trabalho, migração, direitos sociais e feminismo.

Leia mais »