Psicanalista palestina Samah Jabr promove série de encontros em São Paulo

Não perca a série de encontros promovidos na ocasião do lançamento do livro Sumud em tempos de genocídio, escrito pela destacada psiquiatra palestina Samah Jabr. Os eventos são promovidos pelo Coletivo Desorientalismos em parceria com os Conselhos Regionais de Psicologia de Minas Gerais e de SP e o Psopol (Laborátorio de psicanalise Sociedade e Política da USP). A série de encontros propõe pensar a questão palestina, sua pertinência global e os desdobramentos disso na escuta, no cuidado e na clínica.

Samah Jabr é psiquiatra e psicoterapeuta palestina, nascida em Jerusalém Oriental. Atua nos setores público e privado em Jerusalém, na Cisjordânia. Desde 2016 é chefe da Unidade de Saúde Mental do Ministério da Saúde da Palestina. Dá aulas em universidades palestinas e é afiliada à Universidade George Washington (EUA) no departamento de Saúde Mental Global, como professora clínica associada.

Os encontros ocorrem em diversos locais.

Saiba +:

DESTAQUES

Eventos
fontieforum

Seminario Sentipensares de las Migraciones 2025: Testimonios sobre Violencias Fronterizas

El seminario Sentipensares de las Migraciones: experiencias encarnadas de migrantes en América Latina, que se realiza los días 27, 28 y 29 de noviembre en la UACM Plantel San Lorenzo Tezonco, presenta testimonios directos que revelan las violencias estructurales y obstáculos administrativos que enfrentan migrantes centroamericanos, haitianos y otras comunidades en tránsito por la región.

Leia mais »
Eventos
fontieforum

Peabiru thaki: rota ancestral

Pesquisadores indígenas conduzirão uma caminhada pelos caminhos urbanos do Peabiru, rota de intercâmbios econômicos e culturais utilizada por povos indígenas há milhares de anos. O percurso, realizado no Centro Histórico de São Paulo, propõe reflexões sobre memória, presença e influência dos povos originários no território onde hoje se encontra o Sesc Carmo.

Leia mais »
Relato Etnográfico
fontieforum

Socióloga estudou a realidade dos decasséguis brasileiros

Socióloga Mariana Roncato pesquisou a realidade dos decasséguis – imigrantes brasileiros no Japão –, que enfrentam trabalho precarizado e desigualdade de gênero. Sua pesquisa destaca a vulnerabilidade e os desafios sociais dessa comunidade, contribuindo para debates sobre trabalho, migração, direitos sociais e feminismo.

Leia mais »