Atividades da Coalizão Antirracista da ONU – UNARC

Acompanhe as atividades da Coalizão Antirracista da ONU – UNARC

As eleições de 2024 o para o Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU estão se aproximando. Participe das atividades e inscreva-se nos eventos.

Neste ano de 2024, os Estados serão eleitos para o mandato de 2025-2027 (3 anos) e 19 países estão concorrendo a 18 assentos. Os países candidatos são: 

  • Estados africanos: Benin, RDC, Etiópia, Gâmbia, Quênia (5 candidatos para 5 assentos: lista fechada).
  • Estados da Ásia-Pacífico: Chipre, Ilhas Marshall, Qatar, Coreia, Arábia Saudita, Tailândia (6 candidatos para 5 assentos)
  • Estados da América Latina e do Caribe: Bolívia, Colômbia, México (3 candidatos para 3 vagas: lista fechada)
  • Estados da Europa Ocidental e Outros Estados: Islândia, Espanha, Suíça (3 candidatos para 3 assentos: lista fechada)
  • Estados da Europa Central e Oriental: República Tcheca, Macedônia do Norte (2 candidatos para 2 assentos: lista fechada).

Nesse contexto, o ISHR (International Service for Human Rights) e a Anistia Internacional (ambos membros da coalizão) realizarão um evento de engajamento em 4 de setembro de 2024, das 15:00 às 17:30, horário de Genebra. Até o momento, os seguintes países confirmaram sua participação: Chipre, Ilhas Marshall, México, Catar e Suíça.

  1. O que é esse ato de engajamento?

Todos os anos, o ISHR e a Anistia Internacional organizam um evento de compromisso online em que a sociedade civil pode se envolver diretamente com os Estados candidatos fazendo perguntas a eles. 

  1. Como você pode participar? 

Você pode preencher ESTE FORMULÁRIO e enviar suas perguntas a qualquer um dos países candidatos. Se quiser participar do evento virtual, você pode se INSCREVER AQUI. 

  • Confira exemplos de perguntas gerais e específicas abaixo:

1. O racismo estrutural e sistêmico, bem como a discriminação étnica e racial, são alguns dos principais problemas enfrentados pelos afrodescendentes, que afetam todas as áreas da vida, incluindo educação, saúde e emprego, que ações específicas serão tomadas para combater esses problemas?

2. Como seu país planeja lidar com o possível viés e os resultados discriminatórios nos algoritmos de IA, especialmente quando eles são usados para tomar decisões que afetam diretamente a vida das pessoas, como justiça criminal ou recrutamento para empregos?

3. No passado, várias organizações da sociedade civil se organizaram para pedir ao Estado que convidasse o Mecanismo Internacional Independente de Especialistas para o Avanço da Justiça e Igualdade Racial no Contexto da Aplicação da Lei (EMLER). Por que o Estado decidiu ignorar a sociedade civil e não convidar o EMLER? 

Os seguintes países publicaram compromissos voluntários: República TchecaChipre,  IslândiaCatar, Ilhas Marshall,  MéxicoQuêniaEspanhaSuíça Tailândia.

Por fim, o ISHR publicou uma lista de critérios de pontuação para todos os Estados candidatos. Encontre-os AQUI.

Se tiver dúvidas ou puder contribuir com a coalizão antirracista, envie uma mensagem para a articuladora brasileira Nayara Khali: n.silvasanfo@ishr.ch / antiracism-un@ishr.ch