Fronteiras Cruzadas: Sete Anos de Experiências Colaborativas

Desde sua fundação, o Fronteiras Cruzadas tem se destacado como um espaço interdisciplinar e multicultural que articula esforços entre academia, movimentos sociais e comunidades migrantes. O nome do Fórum, que significa “fronteiras que cruzam” em crioulo haitiano, reflete sua ligação com a mobilização dos imigrantes, especialmente os haitianos, e sua atuação em diversos territórios sociais e políticos.

O artigo, publicado no dossiê Migração e refúgio: temas emergentes no Brasil (NEPO/UNICAMP, 2024), sintetiza sete anos de atividades, incluindo eventos interculturais, projetos de extensão universitária e campanhas em defesa dos direitos das populações migrantes, expulsas e refugiadas. Destaca-se a importância da construção de epistemologias colaborativas que colocam as práticas e saberes dos migrantes no centro da produção do conhecimento.

Além de relatar os principais marcos e parcerias do Fórum, o texto aborda desafios enfrentados ao longo da trajetória, a atuação durante a pandemia da Covid-19, e a construção de redes sociotécnicas que promovem o protagonismo migrante e a luta contra o racismo e a xenofobia.

Acesse o documento completo com a história, metodologia e depoimentos do Fórum Fronteiras Cruzadas abaixo.

DESTAQUES

Eventos
fontieforum

Sesc no centro de São Paulo promove cine debate sobre migração

O debate do mês é sobre migração. Há exibição de dois filmes que tratam do assunto, e para debater com os participantes, teremos a participação de Fredcarme Tima, psicóloga caribenha que trabalha com foco em acolhimento psicossocial intercultural com migrantes, retornados, refugiados e indígenas.

Leia mais »
Eventos
fontieforum

Aula Magna | Regimes de fronteira e dispositivos de ilegalização de populações migrantes

O projeto de extensão Fronteiras Cruzadas e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo convidam para a Aula Magna intitulada Regimes de fronteira e dispositivos de ilegalização de populações migrantes, que será ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Domenech (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – CONICET, Argentina), reconhecido pesquisador na área de migrações e fronteiras.

Leia mais »