A 3ª edição do Fórum Internacional Fontié ki Kwaze – Fronteiras Cruzadas na Universidade de São Paulo (formato telemático), com apoio da Capes, convida interessad@s dos mais diversos campos de pesquisa e atuação para debater a atual realidade migratória, buscando compreendê-la em suas complexidades locais e globais diante de um contexto acelerado de crise.
A partir de uma agenda de pesquisa interdisciplinar, antirracista, e atuação em rede comprometida com alternativas para a transformação social e com os direitos das populações transmigrantes, expulsas, deslocadas, refugiadas, na diáspora, o Fórum convoca a tod@s a participar da programação contínua de novembro de 2020 a março de 2021.
Os Anais do evento são compostos por um mapa das atividades em vídeo, contendo diversas conferências com convidados internacionais, debates, apresentação de grupos de trabalho para fortalecimento de redes “sócio-técnicas” e um Balcão de Informações sobre Direitos em parceria com projetos de extensão universitária. Os eventos também são caracterizados pela busca por incorporar a arte e a cultura como forma de produção de conhecimento, possibilitando o desenvolvimento de novas formas de engahamento e pesquisa. Dentre as atividades culturais estão a exibição de curtas da Mostra Vídeo-cartas: Conexões Migrantes (parceria com Sesc Carmo), performances, cinedebate e o Sarau Fronteiras Cruzadas em parceria com o Centro de Acolhida Casa de Assis (Sefras) e o histórico Teatro Oficina Uzyna Uzona.
DESTAQUES INTERNACIONAIS
Com abertura no dia 24 de novembro, em parceria com o grupo de pesquisa Studies in Migration – Études sur la migration Interdisciplinary Research Group – Groupe de recherche interdisciplinaire, do Canadá, o evento foi inaugurado por uma WebConversation com a Profa. Dra. Yana Meerzon (University of Ottawa – Canadá). Meerzon lançou em agosto de 2020 o livro Performance, Subjectivity, Cosmopolitanism, publicado pela editora Palgrave. O encontro telemático, terá mediação do Prof. Dr. Artur Matuck (ECA-USP) e participação dos artistas e acadêmicos convidad@s: Isabelle Choinière (Université du Québec à Montréal – Canadá) e o Prof. Dr. Henry Daniel (Simon Fraser University, Vancouver).
À noite, ainda no mesmo dia da abertura, o Fórum contou com a presença confirmada do cientista social Prof. Dr. Raul Delgado Wise (UAZ-México), presidente da Red Internacional de Migración y Desarrollo e coordenador da Cátedra UNESCO sobre Migração, Desenvolvimento e Direitos Humanos. Com mediação de Karina Quintanilha (IFCH-UNICAMP), a Conferência também terá participação do pesquisador Luís Felipe Aires (PUC-SP), coordenador-adjunto do Observatório de Migrações no Estado de São Paulo, e da Hortense Mbuyi, formada em Direito Econômico e Social na República Democrática do Congo e representante do Conselho Municipal dos Imigrantes da Prefeitura de São Paulo.
A partir de 5 de dezembro de 2020, iniciou-se ciclo de debates em parceria com o Seminário Universidade em Transformação (Diversitas-USP) com a participação de migrantes de São Paulo, acadêmicos e lideranças políticas como a Deputada Maria Dantas, brasileira eleita em Barcelona (Espanha), defensora dos direitos d@s imigrantes na Europa.
ORGANIZAÇÃO EM REDE
O grupo Fronteiras Cruzadas é coordenado pelo Prof. Dr. Artur Matuck (ECA/ PGEHA / Diversitas-USP), Profa. Dra. Vera Telles (FFLCH-USP), Prof. Dr. Paulo Daniel Farah (FFLCH-USP, Diversitas, NAP-Brasil-África) e Profa. Dra. Patrícia Villen (Núcleo de Pesquisa Abdelmalek Sayad), com curadoria da pesquisadora e advogada Karina Quintanilha (doutoranda IFCH/Unicamp), sendo constituído por uma ampla rede de pesquisador@s (Comissão de Organização e Científica), estudantes, coletivos de migrantes, e instituições, das mais diversas áreas de atuação, em parceria com grupos de pesquisa do Brasil e exterior, em especial na América Latina, Canadá e Europa.