Histórias de pessoas refugiadas com Jean Katumba – MesaCast Fontié ki Kwaze

O terceiro episódio do Mesacast Fontié ki Kwaze, traz à roda de conversa uma das vozes atuantes na luta pelos direitos das pessoas migrantes e refugiadas no Brasil: Jean Katumba.

Congolês, engenheiro de formação e hoje estudante de Direito, Jean é fundador da Pacto Pelo Direito de Migrar (PDMIG) e idealizador da Copa dos Refugiados, evento esportivo que mobiliza dezenas de coletivos migrantes em diversas cidades brasileiras, promovendo integração, visibilidade e resistência por meio do futebol.

Histórias de pessoas refugiadas

No episódio, Jean compartilha sua trajetória de luta, os desafios enfrentados no processo de refúgio, sua atuação política e comunitária no Brasil, e a construção de redes de solidariedade e acolhimento para outros migrantes. A conversa é mediada por Tiago Rangel Côrtes, pesquisador da USP e integrante do projeto de extensão Fronteiras Cruzadas, e conta também com a participação da comunicadora Biana Souza.

A entrevista marca o mês do Dia Mundial das Pessoas Refugiadas (20 de junho) e a independência do Congo, e convida o público a refletir sobre as barreiras e pontes que atravessam os caminhos migratórios – e a necessidade de se construir uma sociedade mais justa, diversa e acolhedora.

A República Democrática do Congo, também designada como RDC, é um país da África Central que tornou-se independente em 30 de Junho de 1960. É uma história de luta anticolonial e anti-imperialismos marcada por conflitos geopolíticos que produzem recordes de refugiados a cada ano.

Referências de Pesquisa

O Mesacast Fontié ki Kwaze é uma produção do projeto de extensão Fronteiras Cruzadas (FFLCH-USP), em parceria com o grupo de pesquisa Cidade e Trabalho e coletivos migrantes da região metropolitana de São Paulo. A iniciativa busca ampliar o alcance da produção acadêmica por meio do diálogo entre saberes populares, militância e universidade pública.

  • Karina Quintanilha Ferreira. (2019) Migração forçada no capitalismo contemporâneo: trabalho, direitos e resistências no Brasil. Dissertação (Mestrado), Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22271

Cultura, ciência, escuta e resistência — com quem vive as fronteiras todos os dias.

Siga o Fronteiras nas redes sociais @fronteirascruzadas

DESTAQUES

Eventos
fontieforum

Seminario Sentipensares de las Migraciones 2025: Testimonios sobre Violencias Fronterizas

El seminario Sentipensares de las Migraciones: experiencias encarnadas de migrantes en América Latina, que se realiza los días 27, 28 y 29 de noviembre en la UACM Plantel San Lorenzo Tezonco, presenta testimonios directos que revelan las violencias estructurales y obstáculos administrativos que enfrentan migrantes centroamericanos, haitianos y otras comunidades en tránsito por la región.

Leia mais »
Eventos
fontieforum

Peabiru thaki: rota ancestral

Pesquisadores indígenas conduzirão uma caminhada pelos caminhos urbanos do Peabiru, rota de intercâmbios econômicos e culturais utilizada por povos indígenas há milhares de anos. O percurso, realizado no Centro Histórico de São Paulo, propõe reflexões sobre memória, presença e influência dos povos originários no território onde hoje se encontra o Sesc Carmo.

Leia mais »
Relato Etnográfico
fontieforum

Socióloga estudou a realidade dos decasséguis brasileiros

Socióloga Mariana Roncato pesquisou a realidade dos decasséguis – imigrantes brasileiros no Japão –, que enfrentam trabalho precarizado e desigualdade de gênero. Sua pesquisa destaca a vulnerabilidade e os desafios sociais dessa comunidade, contribuindo para debates sobre trabalho, migração, direitos sociais e feminismo.

Leia mais »