Minicurso inédito no Programa de Sociologia da USP articula cidade, trabalho e migrações em perspectiva global

(I)mobilidades Globais em Perspectiva: Articulando Cidade, Trabalho e Migração

* As inscrições para o minicurso estão abertas até o dia 07/07/2025, sendo que para alunas/os especiais o prazo é 11/7.
Docentes responsáveis: Profa. Dra. Vera da Silva Telles e os pós-doutorandos Karina Quintanilha e Apoena Mano.

Com o objetivo de lançar a frente de pesquisa “Cidade, trabalho e migração” nos quadros do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da USP, o minicurso apresenta parâmetros teóricos e grades analíticas que vêm pautando pesquisas e debates acadêmicos sobre o impacto dos fluxos migratórios transnacionais nas dinâmicas sociais das cidades.

Informações sobre o minicurso

Na interface entre estudos migratórios e estudos urbanos, tomamos o “paradigma da mobilidade” como campo epistemológico que permite colocar em perspectiva os deslocamentos transnacionais e os que ocorrem nos espaços intraurbanos no atual contexto de (i)mobilidades globais.

Como operador teórico-metodológico, a noção de “práticas de mobilidade” será trabalhada de modo a perscrutar, nas tramas da cidade, as interações entre migrantes e populações em situações de trabalho e moradia sob ameaça de remoções forçadas.

Grupo de pesquisa Cidade e Trabalho

O Grupo de Pesquisa Cidade e Trabalho dedica-se a investigar as dinâmicas urbanas contemporâneas, com ênfase nas relações entre trabalho, cidade, desigualdades, ilegalismos, migrações, modos de governo dos territórios populares e mobilidades socioespaciais. O grupo foi responsável pela articulação do Projeto de Extensão Fronteiras Cruzadas na USP – com coordenação-geral das Profas. Vera Telles e Bianca Freire-Medeiros, e coordenação executiva da Dra. Karina Quintanilha

A coordenadora do grupo, Vera da Silva Telles, é professora livre-docente sênior do Departamento de Sociologia da USP, com trajetória marcada por intensa atuação na sociologia urbana e do trabalho. Graduada e doutora pela USP, com pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (França), Vera Telles possui vasta experiência em pesquisas sobre práticas urbanas, ilegalismos, mercados informais, pobreza e cidadania, articulando teoria e pesquisa empírica em diálogo constante com movimentos sociais e políticas públicas.

Modalidades de participação

Além dos/as pós-graduandos/as do PPGS-USP, o minicurso será aberto à participação de pessoas graduandas, pós-graduandas de outras universidades e pesquisadores/as interessados/as no tema, por meio da inscrição como aluna/o especial e alunas/os ouvintes.

Minicurso (I)mobilidades Globais em Perspectiva: Articulando Cidade, Trabalho e Migração

Inscrições até 07/07/2025 (para alunas/os especiais a inscrição vai até 11/7): https://ppgsociologia.fflch.usp.br/editais-chamadas-avisos
Início : 14 de Agosto 2025
Duração: seis aulas (5ª-feira) 18h30 às 22h30
As aulas serão articuladas com oficinas metodológicas, oferecidas em caráter optativo para alunas/os inscritas/os na disciplina.

Programa do curso em PDF

https://drive.google.com/file/d/1fFAgcNK_ccSA2zArN45ZJ_0LVqU_uVfg/view?usp=sharing

Confira a ementa do curso no sistema de Pós-Graduação da USP (Sistema JANUS) aqui: https://uspdigital.usp.br/janus/componente/disciplinasOferecidasInicial.jsf?action=3&sgldis=FLS5626

DESTAQUES

Eventos
fontieforum

Seminario Sentipensares de las Migraciones 2025: Testimonios sobre Violencias Fronterizas

El seminario Sentipensares de las Migraciones: experiencias encarnadas de migrantes en América Latina, que se realiza los días 27, 28 y 29 de noviembre en la UACM Plantel San Lorenzo Tezonco, presenta testimonios directos que revelan las violencias estructurales y obstáculos administrativos que enfrentan migrantes centroamericanos, haitianos y otras comunidades en tránsito por la región.

Leia mais »
Eventos
fontieforum

Peabiru thaki: rota ancestral

Pesquisadores indígenas conduzirão uma caminhada pelos caminhos urbanos do Peabiru, rota de intercâmbios econômicos e culturais utilizada por povos indígenas há milhares de anos. O percurso, realizado no Centro Histórico de São Paulo, propõe reflexões sobre memória, presença e influência dos povos originários no território onde hoje se encontra o Sesc Carmo.

Leia mais »
Relato Etnográfico
fontieforum

Socióloga estudou a realidade dos decasséguis brasileiros

Socióloga Mariana Roncato pesquisou a realidade dos decasséguis – imigrantes brasileiros no Japão –, que enfrentam trabalho precarizado e desigualdade de gênero. Sua pesquisa destaca a vulnerabilidade e os desafios sociais dessa comunidade, contribuindo para debates sobre trabalho, migração, direitos sociais e feminismo.

Leia mais »