Por Ana Lidia Aguiar, Karina Quintanilha, Tiago Rangel Côrtes e Vera da Silva Telles
Leia o artigo “JUSTIÇA POR MOÏSE: As tramas políticas nas cenas de protesto” publicado originalmente na revista Le Monde Diplomatique Brasil. Acesse aqui:
Atividade de extensão fez parte do Minicurso de pós-graduação “(I)mobilidades Globais em perspectiva: articulando cidade, trabalho e migração” iniciado em agostono Departamento de Sociologia da USP.
O debate do mês é sobre migração. Há exibição de dois filmes que tratam do assunto, e para debater com os participantes, teremos a participação de Fredcarme Tima, psicóloga caribenha que trabalha com foco em acolhimento psicossocial intercultural com migrantes, retornados, refugiados e indígenas.
Jornais e emissoras internacionais repercutiram a detenção da cineasta brasileira Barbara Marques, de 38 anos, pelo Serviço de Imigração (ICE), durante uma entrevista de residência permanente nos Estados Unidos. O caso aconteceu em Los Angeles e causou comoção dentro e fora da comunidade brasileira.
O artigo discute a experiência do projeto Videolab_Conexões Migrantes, com o uso do vídeo como ferramenta para denunciar o racismo e a xenofobia contra migrantes.
A partir da entrevista com a ativista, advogada e pesquisadora de origem congolesa Hortense Mbuyi, o episódio “Ativismos Afro-Diaspóricos” dialoga com a urgência de compreender a diáspora africana como um campo de lutas e resistências.
O projeto de extensão Fronteiras Cruzadas e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo convidam para a Aula Magna intitulada Regimes de fronteira e dispositivos de ilegalização de populações migrantes, que será ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Domenech (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – CONICET, Argentina), reconhecido pesquisador na área de migrações e fronteiras.
Fontié ki Kwaze – Fronteiras Cruzadas
Laboratório de Migração e Transformação Social
2025 © Fronteiras Cruzadas – Todos os direitos Reservados