Neste episódio da segunda temporada do Mesacast Fronteiras Cruzadas, são debatidos os regimes de mobilidade e as políticas de expulsão, controle e encarceramento de migrantes nas Américas.
O episódio foi elaborado no contexto do curso Imobilidades globais em perspectiva (2025), organizado com o objetivo de lançar a linha de pesquisa Cidade, trabalho e migrações no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP. A condução é de Tiago Rangel Côrtes e Vera da Silva Telles, ambos integrantes do Fronteiras Cruzadas.
O episódio explora regimes migratórios críticos, mobilidades transnacionais e políticas de deportação nas Américas. O diálogo entre as/os pesquisadores conecta temas como prisões, imobilidades e expulsões, revelando olhares sobre questões complexas, como porosidade institucional, subversão de lógicas norte-sul via mercados criminalizados e afetos transnacionais, integrando críticas ao controle migratório humanitário-securitário, a exemplo da plataforma R4V para venezuelanos.
Para o diálogo, foram convidados dois importantes pesquisadores de referência no campo dos estudos migratórios. Eduardo Domenech é sociólogo das migrações, professor da Universidade Nacional de Córdoba e pesquisador do CONICET (Centro de Investigação e Estudos sobre Cultura e Sociedade). Natália Padovani é pesquisadora permanente do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, da Unicamp e professora dos programas de pós-graduação em Ciências Sociais e Antropologia Social na mesma universidade.
A condução do episódio é de Tiago Rangel Côrtes e Vera da Silva Telles, ambos integrantes do Fronteiras Cruzadas.
Tiago Côrtes é doutor em Sociologia pela USP e técnico do DIEESE. Vera Telles é professora sênior do Departamento de Sociologia da USP, coordenadora do projeto de extensão Fronteiras Cruzadas e organizadora do grupo de pesquisa Cidade e Trabalho, no mesmo departamento.
Confira todos os episódios do Mesacast Fronteiras Cruzadas aqui.









