MESACAST

O Mesacast Fontié ki Kwaze é fruto do projeto de extensão Fronteiras Cruzadas realizado na FFLCH-USP em parceria com o grupo de pesquisa Cidade e Trabalho (Departamento de Sociologia da USP) e associações de migrantes na região metropolitana de São Paulo.  

O objetivo é criar um espaço de diálogo interdisciplinar, promovendo epistemologias colaborativas com ênfase no engajamento social sobre as lutas migrantes em perspectiva interseccional e fortalecendo conexões culturais-afetivas com coletivos de migrantes, organizações de direitos humanos, movimentos sociais e grupos de pesquisa, tanto no Brasil quanto no exterior. 

Participantes do projeto de extensão Fronteiras Cruzadas na Universidade de São Paulo.

Confira todos os episódios

Comunicação pública em ciências humanas

Não é novidade que o atual contexto político está marcado pela disseminação de notícias falsas e incorretas em sites sensacionalistas e redes sociais.

Diante desses inúmeros desafios impostos pela rápida expansão de discursos de ódio e do negacionismo científico, torna-se fundamental garantir a difusão ampla, correta e clara de informações.

Frente a esse contexto, a produção do Mesacast faz parte de propostas envolvendo a organização de laboratórios audiovisuais para a participação e a colaboração entre as áreas de graduação e pós-graduação, principalmente com programas de cultura, pesquisa, ensino e extensão que envolvem o trabalho com pessoas imigrantes e refugiadas.

Assim, busca-se aproximar a linguagem técnica das ciências sociais e humanas ao conhecimento cotidiano da sociedade. Para atingir esses objetivos, é fundamental divulgar informações fundamentadas por pesquisas acadêmicas, bem como o desenvolver uma análise crítica sobre os processos migratórios atuais.