Ativismos Afro-Diaspóricos com Hortense Mbuyi — Mesacast Fontié ki Kwaze

Ativismos Afro-Diaspóricos com Hortense Mbuyi

Confira a entrevista com a ativista, advogada e pesquisadora de origem congolesa Hortense Mbuyi sobre a urgência de compreender a diáspora africana como um campo de lutas e resistências.

A conversa, intitulada “Ativismos Afro-Diaspóricos”, é o episódio final da primeira temporada do MesaCast Fontié ki Kwaze, produzido pelo projeto de extensão universitária Fronteiras Cruzadas, vinculado ao Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP).

Conduzido pelos pesquisadores Daniel Perseguim e Maria Eduarda Brommonschenkel, o bate-papo girou em torno da visibilidade acadêmica e cultural que permeia o debate sobre a África e suas diásporas com o objetivo de deslocar a narrativa hegemônica sobre o continente africano e seus povos.

Hortense destaca, entre outros temas, as representações africanas no Brasil e a criação do Espaço Wema como uma proposta que une gastronomia e cultura para difundir as tradições e filosofias ancestrais dos povos bantu. Saiba mais no Instagram: @espacowema.

Extensão universitária com migrantes e refugiadxs

O Mesacast Fontié ki Kwaze é uma produção do projeto de extensão Fronteiras Cruzadas (FFLCH-USP), realizado em parceria com o grupo de pesquisa Cidade e Trabalho e associações de migrantes na região metropolitana de São Paulo.

As propostas articulam pesquisa, extensão e cultura em uma perspectiva crítica e engajada com as lutas sociais e os direitos humanos, e por isso tem ganhado reconhecimento na universidade e outros espaços de protagonismo imigrante.

Episódios disponíveis nas plataformas digitais

As/os pesquisadoras/es Daniel Perseguim e Maria Eduarda Brommonschenkel conduziram o bate-papo com Hortense Mbuyi Mwanza

A primeira temporada do MesaCast reúne cinco episódios que trazem entrevistas com pesquisadoras e pesquisadores migrantes do Projeto Fronteiras Cruzadas, destacando práticas epistemológicas que reescrevem espaços e temporalidades por meio da ação política, arte, memória e cultura, com foco nos ativismos afro-diaspóricos, indígenas e latino-americanos.

Os episódios estão disponíveis nos canais do Youtube e do Spotfy do Fronteiras Cruzadas.

Ficha Técnica:
Projeto de Extensão Fronteiras Cruzadas (FFLCH-USP)
Coordenação: Profa. Dra. Bianca Freire-Medeiros, Profa. Dra. Vera da Silva Telles, Dra. Karina Quintanilha
Pesquisa e Roteiro Colaborativo: Daniel Perseguim, Karina Quintanilha, Maria Eduarda Brommonschenkel
Produção Audiovisual: Daniel Perseguim e José Veloso de Freitas
Cenário: Nduduzo Siba
Maquiagem: Aloha de la Queiroz
Co-Direção Audiovisual: Vinícius Soares Pessoa, Pedro Ferreira Belo
Parcerias: Grupo de Pesquisa Cidade e Trabalho / União Social dos Imigrantes Haitianos (USIH) / Associação de Mulheres Imigrantes Luz e Vida (AMILV) / Espaço Wema – gastronomia e cultura africana / Pacto pelo Direito de Migrar (PDMig) / Centro Cultural Andino Amazônico (CCAA).

DESTAQUES

Publicações
fontieforum

Fronteiras Cruzadas: Vídeo como dispositivo anti-xenoracismo

O artigo “Fronteiras Cruzadas: Vídeo como dispositivo anti-xenoracismo” discute como o uso do vídeo tem se tornado uma ferramenta vital para denunciar o racismo e a xenofobia contra migrantes no Brasil, especialmente em São Paulo. A produção audiovisual atua como plataforma de resistência, conexão cultural e registro de violações de direitos humanos, promovendo lutas por justiça e visibilidade para populações negras, indígenas e periféricas afetadas pelo xenoracismo.

Leia mais »
Eventos
fontieforum

Aula Magna | Regimes de fronteira e dispositivos de ilegalização de populações migrantes

O projeto de extensão Fronteiras Cruzadas e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo convidam para a Aula Magna intitulada Regimes de fronteira e dispositivos de ilegalização de populações migrantes, que será ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Domenech (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – CONICET, Argentina), reconhecido pesquisador na área de migrações e fronteiras.

Leia mais »
Eventos
fontieforum

Congresso de sociologia premia trabalho sobre fluxos migratórios

Estudante da graduação em ciências sociais, Sofía García-Roche recebeu menção honrosa na premiação Sociólogas e Sociólogos do Futuro no 22º Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia com a pesquisa “Fluxos migratórios e populacionais: Um balanço crítico a partir do São Paulo em Teses (1940-2015 – Catálogo bibliográfico do UrbanData-Brasil)”.

Leia mais »