Inscrição de Conferências com eleição de delegados para a II Comigrar devem ser realizadas até 18 de dezembro

Conferências prévias da 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia com eleição de delegados devem ser inscritas através de um formulário simples e contar com a participação de entidades atuantes em pelo menos 5 estados

As inscrições dass Conferências Livres Nacionais com a eleição de delegados no âmbito das etapas preparatórias da 2ª Comigrar devem ser realizadas até o próximo dia 18 de dezembro.

O calendário completo de convocação, cadastro e realização das conferências prévias está disponível no portal do Ministério da Justiça. Na área dedicada às informações e atualizações sobre a II Comigrar é possível encontrar as informações do evento e o link para o formulário de inscrição, disponível também aqui.

Faça o download do formulário de inscrição clicando aqui.

DESTAQUES

Eventos
fontieforum

Seminario Sentipensares de las Migraciones 2025: Testimonios sobre Violencias Fronterizas

El seminario Sentipensares de las Migraciones: experiencias encarnadas de migrantes en América Latina, que se realiza los días 27, 28 y 29 de noviembre en la UACM Plantel San Lorenzo Tezonco, presenta testimonios directos que revelan las violencias estructurales y obstáculos administrativos que enfrentan migrantes centroamericanos, haitianos y otras comunidades en tránsito por la región.

Leia mais »
Eventos
fontieforum

Peabiru thaki: rota ancestral

Pesquisadores indígenas conduzirão uma caminhada pelos caminhos urbanos do Peabiru, rota de intercâmbios econômicos e culturais utilizada por povos indígenas há milhares de anos. O percurso, realizado no Centro Histórico de São Paulo, propõe reflexões sobre memória, presença e influência dos povos originários no território onde hoje se encontra o Sesc Carmo.

Leia mais »
Relato Etnográfico
fontieforum

Socióloga estudou a realidade dos decasséguis brasileiros

Socióloga Mariana Roncato pesquisou a realidade dos decasséguis – imigrantes brasileiros no Japão –, que enfrentam trabalho precarizado e desigualdade de gênero. Sua pesquisa destaca a vulnerabilidade e os desafios sociais dessa comunidade, contribuindo para debates sobre trabalho, migração, direitos sociais e feminismo.

Leia mais »