Seminário Ambulantes e Cidade: Trabalho ambulante na pandemia e migração

4ª feira, 16 de setembro de 2020– 19h
Mesa 03: Trabalho ambulante na Pandemia e migração

Acompanhe o Seminário Ambulantes  e Cidades – Cartografias da Economia Popular, tensões nos territórios, conflitos e práticas de resistência.

O evento abrange discussões sobre as mais novas expressões envolvendo fenômenos sociais contemporâneos através de discussões sobre trabalho e moradia; cidade e migrações transnacionais.

Com a participação de Bruno Durães (UFRB), Cesar Colia (COEBIVECO), Hortense Mbuyi (Conselho Municipal dos Imigrantes), Lindomar Albuquerque (Unifesp) e mediação de Karina Quintanilha (Unicamp / Fórum Internacional Fontié Ki Kwaze – Fronteiras Cruzadas)

Com transmissão ao vivo aqui pelas páginas do Facebook @gaspargarcia @fontieforum

Saiba mais: https://socialcomunicacao.com.br/seminario-ambulantes-e-cidade/. 

Mesa Trabalho ambulante na pandemia e migração:

A presença dos migrantes sempre foi importante na composição e história do comércio popular e do trabalho informal. Desde o início dos anos 2000, no contexto de um rearranjo global nas rotas migratórias, o Brasil tornou-se um importante destino migratório e os centros do comércio popular se configuraram como forma de trabalho para muitos. Migrantes de várias nacionalidades estão presentes nesse comércio, no fornecimento de mercadorias, mas também nas franjas mais precarizadas desses mercados – nos “corres”, principalmente.

Grande parte dessa população engrossa as fileiras dos subnotificados e sem acesso a qualquer auxílio emergencial.

A proposta aqui é deslindar o modo como os migrantes são afetados pela pandemia e pelas políticas de isolamento social, suas articulações e redes de solidariedade no contexto do comércio popular, driblando a fiscalização e repressão e construindo alternativas ao trabalho. É também objetivo entender como se dá a organização dos imigrantes nas demais malhas urbanas de solidariedade e sua relação com os demais atores sociais que compõem os espaços.

📌 O evento, todo virtual, acontece nos dias 02, 09, 16 e 23 de setembro. As inscrições são feitas no site https://socialcomunicacao.com.br/seminario-ambulantes-e-cidade/e através do número (11) 93029-8306. [Apenas os inscritos que acompanharem pela plataforma do Zoom receberão certificado.]

Sobre o Seminário
O Seminário Ambulantes e cidade – cartografias da economia popular, tensões nos territórios, conflitos e práticas de resistência, durante a pandemia da Covid-19 –  é coordenado pelo Grupo de Pesquisa Cidade e Trabalho (USP) e promovido em parceria com:

Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos; União Nacional das Trabalhadoras e Trabalhadores Camelôs, Feirantes e Ambulantes do Brasil (Unicab); Fórum dos Ambulantes de São Paulo; Central dos Movimentos Populares (CMP); Laboratório de Justiça Territorial – Labjuta (UFABC); Fórum Internacional Ki Kwaze – Fronteiras Cruzadas; Women in Informal Employment: Globalizing and Organizing (Wiego); Política, Políticas Públicas e Ação Coletiva  (3PAC); e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzine (FAU).

DESTAQUES

Eventos
fontieforum

Seminario Sentipensares de las Migraciones 2025: Testimonios sobre Violencias Fronterizas

El seminario Sentipensares de las Migraciones: experiencias encarnadas de migrantes en América Latina, que se realiza los días 27, 28 y 29 de noviembre en la UACM Plantel San Lorenzo Tezonco, presenta testimonios directos que revelan las violencias estructurales y obstáculos administrativos que enfrentan migrantes centroamericanos, haitianos y otras comunidades en tránsito por la región.

Leia mais »
Eventos
fontieforum

Peabiru thaki: rota ancestral

Pesquisadores indígenas conduzirão uma caminhada pelos caminhos urbanos do Peabiru, rota de intercâmbios econômicos e culturais utilizada por povos indígenas há milhares de anos. O percurso, realizado no Centro Histórico de São Paulo, propõe reflexões sobre memória, presença e influência dos povos originários no território onde hoje se encontra o Sesc Carmo.

Leia mais »
Relato Etnográfico
fontieforum

Socióloga estudou a realidade dos decasséguis brasileiros

Socióloga Mariana Roncato pesquisou a realidade dos decasséguis – imigrantes brasileiros no Japão –, que enfrentam trabalho precarizado e desigualdade de gênero. Sua pesquisa destaca a vulnerabilidade e os desafios sociais dessa comunidade, contribuindo para debates sobre trabalho, migração, direitos sociais e feminismo.

Leia mais »